Tempo em Lafaiete: Hoje: 30° - 18° Agora: 28° Quarta, 27 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,908 Euro agora: R$ 6,239
Política


Anderson Cabido cobra transição respeitosa e diz que Congonhas será outra a partir de 2025

A partir de janeiro, prefeito eleito terá a difícil missão de dar uma guinada na economia da cidade dos profetas



Foto: Edmilson Dutra


 

A poucas semanas de assumir a Prefeitura de Congonhas, o prefeito eleito, Anderson Cabido (PSB), conversou com a Reportagem do Jornal CORREIO, abordando os planos para a nova gestão e os desafios que já vem enfrentando: “O processo de transição de governo tem sido difícil, especialmente por ser uma chapa de oposição ao governo atual, revelou.
O futuro prefeito fez uma reflexão, a respeito dos princípios da gestão pública: “São valores que carrego, de honestidade, compromisso e honradez, frutos de nossa formação familiar, cristã e profissional. Além disso, a gestão pública exige outros valores essenciais, como o compromisso genuíno de servir ao próximo, ouvir com empatia e trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Para isso, é fundamental compreender profundamente os problemas, estudar suas causas e aplicar o conhecimento adquirido, seja ele acadêmico ou empírico,” considerou.
Cabido lembrou de sua trajetória, sempre ligada ao desenvolvimento de Congonhas: “Essa jornada envolveu parcerias com o Sebrae e as grandes empresas locais, além da criação da Agência de Desenvolvimento de Congonhas (Adecon), que inspirou outras cidades, como Ouro Branco, a criarem suas próprias agências de desenvolvimento. O trabalho que realizamos aqui ganhou notoriedade e reconhecimento,” lembrou.


Enquanto trabalha na transição, Cabido já planeja os atos de seu mandato, que devem incluir novos projetos e até mesmo a continuidade de algumas ações: “Vamos estabelecer áreas prioritárias, como educação, saúde e infraestrutura. Pretendemos ampliar a educação integral, melhorar a qualidade educacional e retomar padrões de excelência, que foram perdidos nos últimos anos. Na saúde, queremos resgatar a qualidade que a cidade teve no passado, com investimentos nas unidades de atendimento e campanhas de vacinação. Além disso, áreas como segurança pública, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico também serão priorizadas, com foco em soluções que melhorem a vida dos cidadãos”, enumerou.
O futuro prefeito ressaltou que Congonhas é a maior geradora de empregos na região, mas mantém firme o propósito de reduzir a dependência da mineração: “Precisamos criar oportunidades em outras áreas. Nosso compromisso é diversificar a economia, promovendo setores como comércio, turismo, inovação, ciência e tecnologia, além de indústrias não poluentes. A reestruturação da Secretaria de Turismo e a criação de novas oportunidades de emprego serão focos da nossa gestão”, reiterou.


Questionado por nossa Reportagem, o administrador apontou duas questões essenciais: o hospital regional e a recuperação da BR-040. Segundo ele, trata-se de temas cruciais para a região: “O hospital, que já está pronto, precisa ser colocado em operação urgentemente. Além disso, a 040 precisa de melhorias, especialmente no que diz respeito à segurança e manutenção da rodovia, para que a região tenha infraestrutura adequada para o desenvolvimento. Aliás, a colaboração entre os municípios é essencial. Já temos uma boa base de trabalho conjunto, como o consórcio público de desenvolvimento, que facilita a articulação entre prefeituras e outros setores. A cooperação entre Congonhas, Ouro Branco, Lafaiete e outras cidades será fundamental para enfrentar os desafios”, frisou.


Sobre a formação de sua equipe, o gestor foi enfático: “Os critérios para a definição dos nomes incluíram competência, diversidade e inovação. A estrutura administrativa será aprimorada em janeiro, com reformas necessárias, para garantir que a cidade enfrente seus desafios de forma eficaz. Seremos um governo que valoriza os talentos locais, com um secretariado composto por profissionais de diversas áreas e com um forte perfil técnico e político”, afirmou.
Reforçando seu compromisso com a transformação efetiva de Congonhas, Anderson Cabido conclamou os congonhenses: “A participação da população é essencial, para que as políticas públicas se tornem duradouras e sustentáveis. Estamos construindo um governo que escutará e incluirá a população em suas decisões, com o objetivo de tornar Congonhas uma referência para Minas e para o Brasil. A transformação que buscamos será fruto de um trabalho conjunto com a sociedade civil, garantindo um futuro melhor para todos”, finalizou.

Confira a entrevista completa:




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 25/11/2024 - 19:20


Comente esta Notícia