Fotos: Divulgação
Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacinas e o Cartão do SUS
Em meio ao crescimento de desinformação sobre vacinas, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, em parceria com o governo estadual e federal, promove até o dia 29 de novembro a Campanha Estadual de Multivacinação. O foco é atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos, visando ampliar a cobertura vacinal e prevenir o retorno de doenças já controladas. O sábado, dia 23 de novembro, será o "Dia D" de mobilização, marcado para incentivar a imunização em massa, e terá Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) abertos das 9h às 15h. Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, referência técnica em Imunização do município e pós-graduada em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, destaca a importância da campanha para fortalecer a saúde coletiva. "As vacinas não protegem apenas o indivíduo, mas toda a comunidade. A vacinação de rotina é contínua, mas a campanha visa corrigir possíveis lacunas, especialmente em um momento de baixa adesão e circulação de desinformação sobre imunização", explica. A campanha inclui todas as vacinas do calendário nacional, exceto a de varicela, indisponível devido ao desabastecimento no Estado. Nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na Unidade Central de Vacinação, profissionais de saúde estão à disposição para orientar e atualizar os cartões de vacinação das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, além do horário especial no "Dia D".
Conscientização e combate à desinformação
Entre os principais desafios para aumentar a cobertura vacinal, Ana Paula ressalta a desinformação e o impacto dos grupos antivacinação. "Muitos pais hesitam em vacinar os filhos devido a informações falsas que circulam nas redes sociais, desconsiderando o consenso científico sobre a eficácia e segurança das vacinas", afirma. A campanha, além de ofertar as vacinas, inclui ações de conscientização para esclarecer dúvidas e fortalecer a confiança nas imunizações. Somam-se a isso as vantagens práticas, como a possibilidade de receber diversas vacinas em uma única visita, economizando tempo e garantindo proteção contra múltiplas doenças. "O processo é mais eficiente, evitando múltiplas idas ao posto de saúde", completa Ana Paula.
Público-alvo e orientações
A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacinas e o Cartão do SUS. Pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida podem solicitar a vacinação em casa, contatando a unidade de saúde na qual estão cadastradas. Sem uma meta específica de cobertura para esta campanha, a prefeitura enfatiza a importância de que todos com vacinas em atraso participem, de modo a reforçar a imunidade coletiva na cidade e evitar surtos de doenças preveníveis. "Vacinar-se é um ato de responsabilidade social, que beneficia a todos e ajuda a preservar vidas", conclui Ana Paula.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 22/11/2024 - 15:20