Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 17° Agora: 22° Sábado, 16 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,795 Euro agora: R$ 6,103
Polícia


Megaoperação da PM prende 90 suspeitos de estelionato em MG



Foto: Marcelo Casal Jr /Agência Brasil

 

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) intensificou o combate aos crimes cibernéticos com a megaoperação "Se deu dúvida, é golpe", que já resultou na prisão de 90 suspeitos de estelionato nas duas primeiras semanas de novembro. 

A operação, que é coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), da Polícia Federal, ultrapassou as fronteiras de Minas, com prisões também em Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Ao todo, 86 detidos foram em Minas, enquanto as demais detenções ocorreram fora do estado.

Em entrevista, a porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela, ressaltou que todos os suspeitos têm antecedentes criminais, especialmente por estelionato. "Além da ação repressiva, esses resultados são também preventivos. Com os criminosos retirados das ruas, evitamos que novos golpes sejam aplicados, garantindo maior segurança à população", destacou a major.

A operação "Se deu dúvida, é golpe" está em andamento até o final do mês de novembro e conta com o apoio da população por meio de denúncias feitas pelo Disque 190. A PMMG também tem reforçado o uso de dados de boletins de ocorrência e ampliado a integração de informações sobre estelionatos.

O impacto dos golpes digitais em Minas Gerais

Os dados são alarmantes. A cada cinco minutos, uma pessoa se torna vítima de estelionato virtual em Minas Gerais. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 79.869 casos de fraudes online — uma média de 295,8 ocorrências por dia, ou 12 a cada hora. Além disso, 1.977 pessoas conseguiram evitar cair em golpes no mesmo período.

O número de crimes virtuais no estado tem crescido a um ritmo preocupante. Em 2023, o total de casos chegou a 87.172, representando um aumento de 210% em relação a 2018, quando foram registrados 28.160 casos. No ano passado, o estado também registrou 3.134 tentativas de golpe frustradas.

Esse cenário tem gerado um alerta para a chegada da Black Friday e do Natal, períodos propensos ao aumento de fraudes, com criminosos aproveitando a movimentação do comércio eletrônico para enganar consumidores desavisados. Em resposta a isso, a PM tem divulgado uma série de dicas nas redes sociais para ajudar a população a identificar e evitar os golpes.

A megaoperação continua até o dia 30 de novembro, com a polícia buscando não só a prisão de criminosos, mas também conscientizar os cidadãos sobre como se proteger das ameaças digitais que se tornam cada vez mais comuns em nosso cotidiano.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 16/11/2024 - 10:37


Comente esta Notícia