A riqueza cultural e histórica de Congonhas e outras 32 cidades mineiras ganham destaque no livro Cidades Históricas de Minas Gerais, lançado pela Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais em parceria com a editora Lucca Cultura. A obra, que celebra a arquitetura, a gastronomia e as tradições do Estado, terá lançamento no dia 12 de novembro em Santa Bárbara e segue para Mariana no dia 14, Itapecerica no dia 22, e Conceição do Mato Dentro no dia 14 de dezembro.
O presidente da Associação das Cidades Históricas e prefeito de Itapecerica, Wirley Reis, ressalta que o livro reflete as particularidades e vocações de cada cidade, servindo como um guia cultural e histórico. “Cada cidade teve suas características e tradições representadas, consolidando o livro como um diagnóstico preciso da diversidade cultural de Minas”, afirmou.
Congonhas e o Patrimônio Cultural da Humanidade
A cidade de Congonhas, que abriga o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos – patrimônio cultural da Humanidade –, integra o seleto grupo de cidades que somam mais de 60% do patrimônio histórico tombado no Brasil. A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, ativa desde 2003, tem promovido a preservação e divulgação desse acervo inestimável, fortalecendo o turismo e a identidade regional.
O Livro: Uma Viagem Visual e Cultural
Com 192 páginas e uma coletânea de imagens deslumbrantes, o livro traz textos de Cristiane Maria Magalhães e fotografias de José Israel Abrantes, além de outros 40 fotógrafos. O projeto gráfico, assinado por Lúcia Nemer e Martuse Fornaciari, confere sofisticação à obra, que também apresenta selo de certificação Carbon Free.
Investimento Cultural e Parcerias
Realizado pelo Ministério da Cultura com apoio da MR Mineração e Cedro Mineração, o livro, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, será comercializado a R$ 95 e estará disponível para amantes da cultura mineira e turistas.
As 33 cidades do livro representam a diversidade histórica e cultural de Minas, incluindo Baependi, Ouro Preto, São João del Rei, Tiradentes, entre outras, além de Congonhas, reafirmando suas tradições e atraindo olhares para as belezas e histórias que tornam o Estado um destino incomparável.
Especificações da Obra
O livro possui capa dura com laminação UV, papel couchê fosco 170g e dimensões de 23cm x 29cm, oferecendo uma experiência visual que promete envolver os leitores na atmosfera das cidades retratadas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 12/11/2024 - 19:20