Atenção! Fique atento a circulação de notícias falsas nas redes sociais durante o período chuvoso sobre possíveis riscos à população relacionados às barragens. Também conhecidas como fake news, elas podem gerar comoção e preocupação na sociedade. Além de prevê punição a quem produz e compartilha notícia falsa, a legislação brasileira ampara as vítimas. Em Congonhas e entorno, existem atualmente 14 estruturas de contenção de rejeito, sedimento ou água que estão inseridas no
Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB), de Congonhas. Todas elas já são edificadas considerando o pior cenário de chuvas, chamado de precipitação decamilenar. Em períodos de chuvas intensas, as empresas e a Defesa Civil intensificam o monitoramento.
''Realizamos inspeções rotineiras e monitoramento contínuo nas barragens, para elevar os níveis de segurança e tranquilizar a comunidade. Como sempre acontece, qualquer alteração no nível de estabilidade dessas estruturas é comunicado à população. É fundamental que todos busquem informações por meio de fontes oficiais. Contamos com a colaboração de todos para manter nossa comunidade segura e bem informada”, explica o coordenador de Defesa Civil do Município de Congonhas, Gilmar Félix.
É necessário que a população verifique a veracidade das informações antes de compartilhá-las. Alertas e outros informes sempre são veiculados pelas fontes oficiais do Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB): no Instagram pmsb.congonhas, no facebook.com/pmsb.congonhas e no site pmsbcongonhas.com.br, como também da Prefeitura Municipal e dos órgãos de segurança.
Em caso de dúvida, entre em contato com a Defesa Civil Municipal pelos telefones 199, 3732-0789 e (31) 98476-5045.
O que são fake news?
Fake news são notícias falsas, produzidas ou compartilhadas com a intenção de enganar o leitor, o ouvinte ou o telespectador. Mas também podem ser resultado do simples fato de que a pessoa que a publicou, não comprovou se a notícia era realmente verdadeira antes de divulgá-la.
A Justiça pode determinar a retirada do conteúdo publicado, que o infrator arque com os custos pelos danos causados e ainda que este cumpra pena que varia de 3 meses a 3 anos de prisão, além do pagamento da indenização.
O PMSB
O Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) está sendo desenvolvido para integrar os sistemas de emergência de barragens e o de contingência da Defesa Civil local, este último responsável por oferecer resposta também a outros eventos como inundações, deslizamentos, desabamentos e incêndios. A atuação do PMSB ocorre de forma preventiva e emergencial.
Plano de evacuação integrado
A partir da integração das manchas de inundação de todas as estruturas de contenção de segmentos, rejeitos e água inseridas no PMSB, foi possível estabelecer rotas de fuga e pontos de encontro seguros, sinalizados por placas, com intuito de elevar os níveis de segurança da população em quaisquer circunstâncias relacionadas a barragens, como também a inundações, deslizamentos, desabamentos e incêndios.
Assessoria de Imprensa do PMSB
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 06/11/2024 - 17:20