reprodução internet
Para fortalecer a preparação dos estudantes das escolas públicas de Ouro Preto rumo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Simulado de Redação do Enem será aplicado nesta quarta-feira, 30 de outubro. A iniciativa, coordenada pelo professor e jornalista Éverlan Stutz, é voltada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio que prestarão o exame nacional no próximo domingo, 3 de novembro. A ação ocorre em três escolas: Escola Estadual de Ouro Preto, Escola Dom Pedro II e Escola Desembargador Horácio Andrade, todas com atividades gratuitas.
APLICAÇÃO DA PROVA:
Data: 30 de outubro (quarta-feira)
Local: Escolas do Ensino Médio de Ouro Preto
Horários: Manhã, tarde e noite
Público-alvo: Alunos regularmente matriculados no terceiro ano que vão prestar o Enem
CORREÇÃO DAS PROVAS:
Após a aplicação, as redações serão corrigidas com base na metodologia oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), proporcionando um feedback estruturado para os alunos, ajudando-os a compreender os pontos fortes e os aspectos a serem melhorados em seus textos.
AULÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM:
Para aprofundar o aprendizado, a iniciativa incluirá um Aulão de Redação centrado na correção das redações aplicadas no simulado. A atividade tem como objetivo esclarecer as competências avaliadas pelo Enem e será realizada remotamente, via Google Meet.
Data: 31 de outubro (quinta-feira)
Horário: 19h às 22h
O projeto, apoiado pela Hexágono Engenharia, reforça a importância de oferecer oportunidades igualitárias na educação. Para José Augusto Silva, diretor da empresa, a ação é fundamental para nivelar as oportunidades entre alunos de diferentes redes de ensino. Além disso, professores envolvidos destacam a relevância do repertório sociocultural e da contextualização dos temas para a construção argumentativa.
O professor Éverlan alerta também sobre o uso de plataformas de correção digital, que podem distanciar o aluno da experiência real de redação do Enem, que é corrigida manualmente. Para ilustrar as competências exigidas, Éverlan utiliza o personagem Boca de Milhão, que já esteve em ações como o Aulão Solidário de 2016, no Cine Vila Rica, aproximando de forma lúdica os alunos das habilidades requeridas no exame.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 29/10/2024 - 10:20