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Região


EPR Via Mineira conclui intervenções na Curva da Celinha e reforça segurança na BR-040

As melhorias incluem a recuperação do pavimento, revitalização da sinalização e instalação de novos dispositivos de segurança.



Crédito: Divulgação EPR Via Mineira

 

A EPR Via Mineira, concessionária da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, concluiu uma série de intervenções na Curva da Celinha, em Itabirito. Localizado entre os quilômetros 586 e 588, o trecho, conhecido pelas curvas sinuosas e rampas íngremes, sempre foi uma área de preocupação para os motoristas. As obras visam aumentar a segurança no local.

Essas ações integram o Plano de 100 Dias da concessionária, desenvolvido em parceria com a sociedade para identificar e solucionar rapidamente 42 pontos críticos da rodovia. Na Curva da Celinha, as melhorias incluíram a requalificação do asfalto, revitalização da sinalização horizontal e vertical, além da instalação de novos dispositivos de segurança. As obras, realizadas majoritariamente à noite para minimizar o impacto no tráfego, buscam aumentar a visibilidade dos condutores e incentivar a redução de velocidade.

Apesar de o contrato de concessão prever a correção definitiva do traçado até 2030, a EPR Via Mineira adotou soluções emergenciais para ampliar a segurança no trecho. “A Curva da Celinha sempre foi um ponto crítico devido à sua configuração. Reconhecemos a urgência das intervenções e priorizamos essas obras em nosso plano de 100 dias. Estamos indo além das obrigações contratuais, oferecendo soluções rápidas onde mais se precisa. Nosso compromisso não é apenas com a rodovia, mas com as comunidades que dependem dela, tanto para deslocamentos diários quanto para o transporte de mercadorias”, destaca Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.

A primeira obra finalizada dentro desse plano foi no Trevo de Moeda, também em Itabirito, onde foram instalados 20 postes de iluminação LED e criada uma faixa de aceleração, melhorando significativamente o fluxo de veículos e a segurança. Outros projetos estão em andamento, como no Trevo do Paulo VI, em Conselheiro Lafaiete, onde o pavimento está sendo renovado e a instalação de tachões e balizadores visa aumentar a segurança dos motoristas.

Investimentos iniciais e resultados
Desde que assumiu a concessão, em agosto de 2024, a EPR Via Mineira já realizou 5.073 atendimentos emergenciais, recuperou 41 km de pavimento, pintou 168 km de faixas e instalou 285 novas placas de sinalização. Além disso, foram removidas 90 toneladas de lixo das margens da rodovia, com a roçagem de 496 km de vegetação e a limpeza de 60 km de sistemas de drenagem.

Nos primeiros dois meses de operação, a concessionária registrou 1.649 atendimentos solicitados pelos motoristas e 3.424 ocorrências identificadas pelas viaturas de patrulha. Os principais incidentes incluíram 2.552 panes mecânicas, 230 acidentes e 151 incêndios, além da remoção de 1.196 veículos e 388 atendimentos pré-hospitalares.

Ao longo dos 30 anos de concessão, a EPR Via Mineira prevê investir R$ 8,7 bilhões, com foco na duplicação de 164 km da rodovia, instalação de passarelas e melhoria da iluminação em áreas críticas. A operação deve gerar R$ 9 milhões anuais em ISS (Imposto Sobre Serviços) para os municípios cortados pela BR-040, impulsionando as economias locais.

Sobre a EPR
A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura, com atuação em concessões de rodovias e mobilidade. A empresa visa à excelência no atendimento aos usuários por meio de investimentos robustos em modernização e manutenção das rodovias. O grupo administra mais de 2,3 mil quilômetros de rodovias em cinco concessões, incluindo a EPR Via Mineira, EPR Litoral Pioneiro, EPR Triângulo, EPR Sul de Minas e EPR Vias do Café. Suas ações são focadas em conectar pessoas e oferecer soluções de mobilidade seguras e sustentáveis, com prioridade para o conforto dos usuários.




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Postado por Nathália Coelho, no dia 24/10/2024 - 19:20


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