Foto: Flavio Tavares/O Tempo
Nos próximos dias, Minas Gerais e demais estados da região Sudeste do Brasil devem se preparar para enfrentar um período de chuvas intensas, após meses de calor intenso e estiagem. De acordo com o Climatempo, a previsão é de que o volume de precipitação ultrapasse os 60 mm, o maior registrado em seis meses, marcando o início da temporada chuvosa na região.
O alerta, emitido na quinta-feira (10 de outubro), destaca que o fenômeno climático é resultado da combinação de sistemas meteorológicos, incluindo a formação de uma área alongada de baixa pressão atmosférica, conhecida como cavado, e a passagem de uma frente fria marítima. “Esses sistemas começaram a atuar na última quarta-feira (9 de outubro) e continuarão influenciando o clima nos próximos dias, mantendo o tempo instável na região Sudeste”, explicou o Climatempo.
A previsão ainda indica que uma nova frente fria, com características continentais, está a caminho e deverá reforçar a ocorrência das chuvas, trazendo umidade e dissipando o calor que predominou nos últimos meses. “Esse combo de sistemas meteorológicos é crucial para aliviar o calor extremo e estabelecer o início do período chuvoso nas regiões centrais do Brasil, comum durante a primavera.”
As chuvas devem se concentrar principalmente em Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, onde o volume acumulado pode ultrapassar os 60 mm. A expectativa é de que o aumento da umidade traga alívio ao calor e marque o fim do longo período de tempo seco, beneficiando o ciclo natural das estações e melhorando as condições de vida e produtividade nas áreas afetadas pela seca.
A população, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos, deve estar atenta aos boletins meteorológicos e orientações da Defesa Civil, uma vez que o volume elevado de chuvas pode causar transtornos em algumas regiões.
fonte: O Tempo
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 11/10/2024 - 16:20