Foto: Divulgação
A primeira via da Nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita e pode ser obtida até 2032
Mais de 13,4 milhões de brasileiros já contam com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Os dados constam do sistema de monitoramento do Governo Federal, consolidados em 29 de setembro de 2024. São 7,1 milhões de documentos emitidos por pessoas do sexo feminino (53%) e 6,3 milhões do sexo masculino (47%). A faixa etária com maior incidência de emissões é a entre 15 e 19 anos, que responde por 1,5 milhão de documentos, ou 11,5% do total.
“A gente está buscando melhorar a identificação dos brasileiros. Isso é mais do que uma pauta só de segurança. O novo documento vai permitir que a gente melhore a qualidade do serviço público prestado, na medida em que temos um cidadão, agora, perfeitamente identificado. Então, a gente pode fazer uma política pública focada no cidadão, na sua jornada de vida e na sua necessidade”, ressaltou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
A nova Carteira de Identidade Nacional pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista e pessoas com deficiência intelectual. Dos 13,3 milhões de documentos emitidos até o fim de setembro, 212,2 mil foram registrados por pessoas com deficiência. Desse universo, 131,2 mil são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (57,8%), 37,6 mil pessoas com deficiência intelectual (16,6%), 30,6 mil com deficiência física (13,5%), 15,3 mil com deficiência visual (6,76%) e 12 mil pessoas com deficiência auditiva (5,32%).
Uma das novidades é a adoção do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de Registro Geral (RG) em todo o país. Isso evita que cada estado da federação emita um documento com número diferente.
A primeira via é gratuita e pode ser obtida até 2032. A emissão pode ser agendada nos institutos de identificação dos estados e do Distrito Federal.
Onde solicitar a segunda via gratuita do RG em Lafaiete
Centro de Apoio e Atendimento ao Cidadão (CAC) - Em Lafaiete, o agendamento abre todos os dias úteis, a partir das 10h da manhã, exclusivamente pelo aplicativo de celular “MGapp” ou pelo site www.cidadao.mg.gov.br. Se o agendamento for para pessoas acima de 60 anos e Pessoas Com Deficiência, será feito exclusivamente pelo telefone (31)3769-2835, todos os dias úteis, a partir das 10h da manhã.
Polícia Civil: verifique se há a opção de solicitar a segunda via online no site da Polícia Civil do seu estado.
Documentos necessários
RG antigo (se disponível): mesmo danificado, o RG antigo pode ser útil para a identificação.
Documentos pessoais como CPF, Certidão de Nascimento ou Carteira de Trabalho podem ser necessários.
Comprovantes específicos, conforme a situação, como boletim de ocorrência, comprovante de renda, laudo médico, medida protetiva, etc.
Agendamento online: agendar o atendimento online pode evitar filas e agilizar o processo.
Leve todos os documentos necessários antes de solicitar a segunda via.
Consulte os prazos: cada estado pode ter prazos diferentes para a entrega da segunda via.
Garantir a atualização e a preservação do seu RG é essencial para garantir seus direitos e acessar os serviços necessários em sua vida cotidiana. Saiba dos seus direitos e mantenha sua identidade em dia.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 05/10/2024 - 16:53