foto: freepik
Depois de enfrentar o maior período sem chuvas em seis décadas em 2024, Minas Gerais pode finalmente ver o retorno das precipitações. A previsão, segundo a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é que pancadas de chuva comecem a ocorrer já na próxima semana, a partir de quarta-feira, 9 de outubro. Essa expectativa marca o início da transição para o período chuvoso, tradicionalmente observado na região central do Brasil com a chegada da primavera.
Fernandes explica que o começo de outubro ainda é caracterizado por traços da estação seca. “Nesta época do ano, observamos as maiores temperaturas, não só na capital, mas em todo o estado. Saímos de um longo período sem chuva e, nesse início de outubro, ainda temos o céu claro e seco, o que mantém temperaturas altas e baixa umidade”, afirma a especialista.
Sinal de transição para o período chuvoso
Apesar do predomínio das características do fim do inverno, modelos de previsão estendida indicam uma mudança no cenário climático de Minas Gerais. A partir do dia 9 de outubro, a passagem de uma frente fria poderá desencadear pancadas de chuva em diversas regiões do estado, sinalizando o início da transição para o período chuvoso.
Essa transição é marcada por chuvas isoladas e trovoadas, mais comuns na segunda quinzena de outubro. “Na região central do estado, é preciso que o solo acumule umidade para que a chuva recorrente se estabeleça, algo que ocorre com o ciclo diurno de temperatura e umidade. É quando as nuvens se formam durante o dia e geram pancadas no fim da tarde e à noite”, detalha Anete Fernandes.
Perspectivas e incertezas
A meteorologista reforça que, embora os modelos apontem essa transição, as previsões de longo prazo, como a tendência para o mês, estão sujeitas a mudanças. “É diferente de uma previsão de curto prazo, onde podemos afirmar que há uma onda de calor ou a formação de nuvens. Quando falamos de tendência, tratamos de expectativas baseadas em modelos, que podem variar”, esclarece.
Ainda assim, os sinais de que o período seco está chegando ao fim trazem alívio aos mineiros, que já enfrentam os efeitos de uma das secas mais prolongadas da história recente. O início das chuvas em outubro pode marcar o começo de um ciclo de recuperação hídrica, tão esperado pela população e pelos setores produtivos do estado.
fonte: O Tempo
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 03/10/2024 - 07:20