Foto: Luiz Santana
O café produzido em Minas Gerais continua conquistando o paladar dos brasileiros e desponta como o favorito entre os consumidores, segundo a pesquisa “Coffee Lovers 2024”. O estado é destaque com cinco das nove regiões produtoras mais citadas no levantamento. A liderança vai para o Sul de Minas, que conquistou 20,6% da preferência, seguido pela Mantiqueira de Minas (17,8%) e Caparaó (15,4%), região localizada na divisa entre Minas e Espírito Santo.
A pesquisa, conduzida pela consultoria São Paulo Coffee Hub e o blog Diário de um Coffee Lover, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), revela o impacto positivo de iniciativas regionais e de marketing, que promovem a diversidade de sabores e a qualidade do café mineiro. De acordo com a gerente de marketing da Abic, Mônica Pinto, o perfil bem divulgado dos cafés mineiros, aliado ao bom trabalho dos produtores, é fundamental para que esses cafés estejam entre os mais lembrados.
Embora Minas Gerais domine o ranking nacional, a pesquisa também destacou o potencial de outras regiões produtoras, como o Cerrado Mineiro (12,3%) e Matas de Minas (6,2%). Fora do Brasil, a Etiópia e a Colômbia lideram as preferências dos consumidores por cafés de origem estrangeira.
Além das preferências regionais, o levantamento revelou que os amantes de café estão cada vez mais sofisticados, com um crescente interesse por métodos de preparo diferenciados, como o Hario V60, a prensa francesa e o coado tradicional. Os consumidores também demonstram uma preocupação crescente com a qualidade do produto, investindo em certificações e selos que garantem a autenticidade e a excelência do café.
Com uma base de consumidores exigentes e conectados com as tendências globais, o Brasil, especialmente Minas Gerais, mantém sua posição como um dos principais produtores e apreciadores de café no mundo.
fonte: Diário do Comércio
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 02/10/2024 - 11:20