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Região


Carandaí: em parceria com a prefeitura, MRS anuncia a construção de novo viaduto



Fotos: Divulgação

 

A cidade de Carandaí  está se preparando para uma grande transformação na sua mobilidade urbana. A construção do novo viaduto faz parte do Plano de Investimentos da MRS com a renovação de sua concessão, aprovado em julho de 2022, pelo Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outras esferas de governo e órgão de controle, contando com o apoio da Prefeitura de Carandaí. A obra vai trazer mais segurança para motoristas e pedestres, além de melhorar o fluxo viário na cidade. O empreendimento, com a previsão de entrega até julho de 2025, é uma resposta à necessidade crescente de reduzir os riscos de acidentes na ferrovia, promovendo maior eficiência no trânsito local.

O viaduto, com aproximadamente 100 metros de extensão, conectará a Avenida Afrânio de Melo Franco, a Rua Raul Soares e a Alameda Deputado Patruz de Souza, facilitando o trânsito entre essas importantes vias. Além disso, a obra vai permitir que a passagem em nível para veículos seja transformada em uma travessia exclusiva para pedestres. Com essa mudança, o risco de acidentes ferroviários deverá ser drasticamente reduzido.

 “A segurança é um dos principais valores da MRS. Com a construção deste novo viaduto na cidade, nosso objetivo é salvar vidas, melhorar a mobilidade urbana e contribuir para o desenvolvimento urbanístico local. Embora qualquer obra cause transtornos, esses serão temporários e resultarão em benefícios permanentes. Nosso principal objetivo com esta obra é evitar colisões entre trens e veículos, além de acidentes com pedestres,” destaca Bernardo Araújo Soares, da Gerência de Infraestrutura e Soluções de Mobilidade da MRS.

A nova estrutura contará com iluminação pública, garantindo maior visibilidade e segurança, especialmente à noite. Além disso, o projeto vai promover o desenvolvimento local com geração de empregos e serviços e, por consequência, a melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas. O projeto também terá um tratamento paisagístico com o plantio de árvores de pequeno, médio e grande porte, contribuindo para um ambiente mais agradável e sustentável.

Caso esteja interessado em trabalhar ou prestar serviços para a MRS durante essa obra, acesse este site e saiba mais. Caso queira conhecer mais sobre o empreendimento, assista a este vídeo.

As mudanças temporárias no trânsito local, durante o período das obras, serão coordenadas pela Departamento de Trânsito de Carandaí, que divulgará em breve detalhes sobre os novos sentidos de circulação para o trânsito local com o novo viaduto.

 Benefícios mapeados:

- Redução do tempo de espera e aumento da eficiência

Com o novo viaduto, motoristas não precisarão mais aguardar a passagem dos trens para continuar seus trajetos. Com a transposição da linha férrea sendo feita pela parte superior, esse problema será eliminado, resultando em maior fluidez e economia de tempo para todos os usuários.

- Desenvolvimento do comércio e benefícios locais

A melhoria na circulação de veículos e pedestres também deverá trazer um impacto positivo para o comércio local. Com uma travessia mais ágil e segura, as pessoas terão mais tempo disponível para realizar atividades comerciais, beneficiando diretamente o setor de serviços da região. O transporte de mercadorias e materiais, que depende da travessia da linha férrea, também será facilitado, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

- Oportunidade de Crescimento para Carandaí

Com a conclusão dessa obra, Carandaí dará um importante passo em direção ao futuro, tornando-se uma cidade mais segura, com menos acidentes, menos tempo parado no trânsito e maior eficiência na circulação.

Sobre a MRS    

A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.    




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Postado por Rafaela Melo, no dia 25/09/2024 - 11:50


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