Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A primavera de 2024 terá início no domingo, 22 de setembro, às 9h44, trazendo consigo as tradicionais expectativas de calor e aumento das chuvas em grande parte do Brasil. No entanto, o inverno deste ano foi mais ameno, e isso levanta uma questão: podemos esperar ondas de frio mais intensas nos próximos meses?
De acordo com o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, a resposta é sim. Ele destaca que, com a passagem de mais frentes frias pelo país, há chances de que o frio se prolongue na primavera, especialmente em outubro e novembro. “Áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem experimentar dias de frio intenso, enquanto estados como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro terão períodos de clima ameno e até frio em algumas regiões”, explica Lucyrio.
Outro fator que merece atenção é o aumento das chances de ocorrência do fenômeno La Niña, de acordo com o International Research Institute for Climate and Society (IRI/CPC). Esse fenômeno tem 81% de chance de ocorrer entre outubro e dezembro e 83% entre novembro e janeiro.
A La Niña deverá intensificar as pancadas de chuva em várias partes do país. A partir de outubro, áreas como Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul começarão a receber chuvas frequentes. Já no final do mês, os volumes de chuva aumentarão no centro-sul de São Paulo, norte do Paraná e outras regiões do Centro-Oeste e Sudeste. As chuvas também ficarão mais presentes em novembro nas regiões de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Por outro lado, o meteorologista destaca que algumas áreas do Brasil, como o Pará, Tocantins e o Nordeste, podem ter chuvas abaixo da média. No entanto, para a Amazônia, as expectativas são de chuvas acima da média a partir da segunda metade de outubro.
A primavera de 2024 promete ser uma estação de contrastes, com a possibilidade de frio tardio e chuvas irregulares, afetando diferentes regiões do país de maneiras distintas.
fonte: Canal Rural
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 16/09/2024 - 13:20