Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 27° Quinta, 21 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,819 Euro agora: R$ 6,120
Cultura


Rota do queijo de Minas atrai turismo e valoriza produtores em evento gastronômico



foto: Léo Bicalho


 

De quinta (12) a sábado (14), o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), em parceria com a Cemig e a Culturar, será o palco do evento Made in Minas Gerais: Rota do Queijo de Minas – Sabores que Conectam. Com uma programação variada que homenageia a cultura mineira, o foco é o queijo artesanal, reconhecido como patrimônio imaterial de Minas Gerais. Durante os três dias, os visitantes poderão participar de ações formativas, degustações, intervenções artísticas e de uma feira de queijos, promovendo as delícias mineiras e fortalecendo circuitos turísticos voltados para a tradição queijeira.

Em sua quinta edição, o evento integra oficialmente a Rota do Queijo de Minas, incentivando o turismo cultural e de experiências nas regiões produtoras de queijo do estado. "Queremos que as pessoas possam visitar as fazendas e vivenciar uma história de mais de 300 anos, que se confunde com a história do território mineiro", afirma Jordane Macedo, curador gastronômico e idealizador do evento.

A Rota do Queijo, iniciada em 2022, mapeia as principais queijarias de Minas Gerais, facilitando ao turista a visitação das fazendas produtoras através de um sistema de QR CODES instalados em São Roque de Minas, na serra da Canastra. Atualmente, 44 queijarias estão mapeadas, oferecendo informações sobre horário de funcionamento, produtos e prêmios. Além disso, o projeto marca presença no Mercado Central de Belo Horizonte, promovendo rodadas de negócios entre queijeiros e lojistas.

Programação diversificada e valorização do queijo mineiro

O evento oferece uma agenda rica de atividades que buscam conscientizar o público sobre a qualidade e a importância do queijo mineiro, tanto no aspecto cultural quanto gastronômico. Além das degustações e vendas de queijos premiados, serão realizadas oficinas sobre o modo de fazer, maturar e conservar o queijo em casa. "Queremos incentivar chefs e restaurantes a criarem pratos que valorizem o nosso queijo, reconhecido tanto pelo sabor quanto pela segurança na produção, seguindo a Lei 21.157 de 2018", explica Jordane.

Uma das atrações mais esperadas é a exibição dos Super Queijos, exemplares gigantes que seguem as técnicas tradicionais de produção. Destaque para o Canastra Imperial(mais de 30 kg), o Soberano da Mantiqueira(com mais de 100 kg) e o Gran Araxá (50 kg). O evento contará ainda com uma palestra sobre o projeto dos Super Queijos, ministrada por especialistas da área.

Premiação e campanha no Mercado Central

Até o dia 14 de setembro, quem adquirir queijos das fazendas participantes da Rota do Queijo nas lojas sinalizadas do Mercado Central concorrerá a uma viagem pela Jornada do Queijo na Serra da Canastra, incluindo hospedagem, alimentação e experiências imersivas na cultura queijeira. O sorteio ocorrerá na tarde do dia 14 de setembro, seguido de uma visita guiada e degustação mediada pela especialista Renata de Paoli Santos, além de uma cozinha ao vivo com o chef Ilmar Costa.

O evento é gratuito, mas está sujeito à lotação dos espaços.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 12/09/2024 - 12:50


Comente esta Notícia