Foto: ALMG
Nesta quinta-feira,dia 12, às 10h, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência para discutir os impactos sociais e ambientais da expansão das atividades da Mina Casa de Pedra, localizada em Congonhas. A reunião será no Auditório do andar SE da ALMG e foi convocada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), em resposta a preocupações crescentes de moradores e ambientalistas.
A CSN Mineração, que já é a segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil, planeja ampliar sua mina, a maior da América Latina localizada em zona urbana. A proposta de expansão, que visa aumentar a produção da mina em 50%, tem gerado preocupações significativas na comunidade local. O recente Decreto 496, publicado em 12 de julho de 2024, declara de utilidade pública os terrenos necessários para a expansão, abrangendo uma área residencial de mais de 261 hectares.
A Mina Casa de Pedra é responsável por represas de 65 milhões de metros cúbicos de rejeitos e está situada abaixo de áreas residenciais que abrigam cerca de cinco mil habitantes nos bairros Cristo Rei, Eldorado, Residencial Gualter Monteiro e Gran Park.
A audiência desta quinta-feira visa trazer à tona essas questões e discutir possíveis alternativas e soluções para mitigar os impactos da expansão da Mina Casa de Pedra sobre a comunidade e o meio ambiente.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 11/09/2024 - 15:35