Foto: Arquivo Jornal CORREIO
Estiagem em Lafaiete bate recorde; só deve chover em setembro
Para quem esperava um “milagre dos céus”, diante da seca prolongada em Lafaiete, uma má notícia. Segundo previsão do instituto Climatempo, não haverá chuvas na cidade, até o início de setembro. Com isso, assim como cidades da região e Belo Horizonte, Lafaiete deve bater recorde de estiagem, em 2024.
Esse já pode ser considerado o mais longo período sem chuvas em mais de uma década, devendo ultrapassar os 130 dias consecutivos de seca. Desde 2011, os lafaietenses não enfrentavam uma estiagem tão intensa. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), agosto terá uma média de precipitações bastante baixa. O fato é explicado pela persistência de massas de ar seco, que reduzem a umidade relativa do ar. Essa condição, além de “afastar” as chuvas, favorece o aumento das queimadas e eleva o risco de doenças respiratórias.
Nos últimos dias, a população também enfrentou bastante frio, por conta de uma massa atuante em todo o estado. As baixas temperaturas estenderam-se por Minas Gerais, São Paulo e até Rio de Janeiro, acendendo o alerta para as chamadas “doenças de inverno”. Por precaução, agasalhos devem ser mantidos sempre à mão. Já os guarda-chuvas permanecem guardados – pelo menos, nas próximas semanas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 25/08/2024 - 09:20