foto: arquivo jornal CORREIO
As cidades de Lafaiete e região e também a capital mineira estão vivenciando o maior período sem chuvas em mais de uma década, com 115 dias consecutivos de seca. Este é o intervalo mais extenso desde 2011, e as previsões meteorológicas não indicam melhorias no cenário climático. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), agosto deverá apresentar chuvas próximas ou abaixo da média climatológica para a região Sudeste.
A redução das precipitações nesta época do ano é atribuída à persistência de massas de ar seco, que reduzem a umidade relativa do ar. Essa condição favorece o aumento das queimadas e eleva o risco de doenças respiratórias entre a população.
Além disso, a massa de ar seco e frio continua a atuar sobre Minas Gerais, mantendo as temperaturas baixas durante as manhãs, especialmente nas regiões centro-sul e oeste do estado. A combinação de ar seco e temperaturas baixas intensifica os desafios enfrentados pelas comunidades locais, exigindo maior atenção das autoridades de saúde e meio ambiente.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 13/08/2024 - 10:20