Fotos: divulgação
Desde que os primeiros selos foram introduzidos na Inglaterra, em 1840, o fascínio por esses pequenos pedaços de papel, que aliam arte, história e criatividade, tem cativado colecionadores de todas as idades, origens e nacionalidades. Em pouco mais de duas décadas, a paixão por selos evoluiu para a filatelia, o hobby mais praticado do mundo. O termo se origina da combinação das palavras gregas “phílos” (amigo, amante) e “atelês” (livre de encargos) e designa o estudo e a coleção de artigos postais, com foco especial em selos.
Em Conselheiro Lafaiete, a filatelia ganhou destaque no século passado, culminando na criação do Clube Filatélico Chiquito Furtado na década de 70. Nos anos 90, em julho, surgiu, então, o Clube Filatélico Queluz de Minas. E nada melhor para celebrar a data do que a criação de um selo especial da Empresa Brasileira de Correios (ECT): “O selo comemorativo traz a imagem de alguns membros do clube usando a camisa oficial, que retrata a praça Barão de Queluz, tendo como fundo a Matriz de Nossa Senhora da Conceição”, revela o presidente em exercício do Clube Filatélico Queluz de Minas, Carlos Fernando de Castro.
Orgulhoso pelo momento, Carlos Fernando destaca que a cidade já teve grandes filatelistas. Hoje, há 21 pessoas cadastradas, que procuram dar continuidade ao colecionismo de selos: “A forma como a cultura é retratada e a história sendo contada através dos selos é fascinante. Por isso, buscamos sempre divulgar essa prática, reforçando a grande relação que ela possui com a educação. Com esse objetivo, são realizadas visitas às escolas, em todos os níveis, para divulgação do colecionismo filatélico”, acrescenta.
Faça parte
Em Lafaiete, a filatelia já era praticada por alguns colecionadores, isoladamente, há muitos anos, com grandes coleções. Alguns deles chegaram a participar de grandes eventos nacionais. Hoje, o Clube Filatélico Queluz de Minas está de portas abertas para novos participantes. Os colecionadores que quiserem ingressar podem entrar em contato na Agência Central dos Correios, na rua Dias de Souza, 81 - Centro. “Atualmente, nós nos reunimos na Agência Postal de Lafaiete, que tem um espaço reservado à direita do saguão de entrada da Agência. Neste local, fazemos reuniões e já montamos exposições filatélicas com sucesso”, conclui.
Curiosidades
O Dia do Filatelista é comemorado em 5 de março.
Há várias formas de colecionismo de selos. As coleções podem ser temáticas, por exemplo, animais, vegetais, personalidades, natureza, países, raças, selos personalizados etc.
Existem materiais e equipamentos para se lidar com selos, como pinças, lupas, álbuns com galerias para selos etc.
Existem agências dos Correios com setor especializado em Filatelia. Nessas agências, é possível comprar equipamentos, álbuns e selos comemorativos, de importância para colecionadores iniciantes e também para filatelistas experientes e possuidores de vastas e importantes coleções.
Em Minas Gerais, temos diversas agências com guichês filatélicos, em cidades como Lafaiete, Barbacena, Betim, Belo Horizonte (Savassi, Centro), Viçosa, entre outras.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 10/08/2024 - 17:20