foto: buscapé
A opinião de pessoas próximas pode ser fator decisivo no momento em que o consumidor deseja adquirir um produto ou serviço. Segundo recente estudo global da Mckinsey, avaliações online influenciam entre 20% a 50% de todas as decisões de compra. Já, se a sugestão vier de uma pessoa conhecida, a probabilidade de compra aumenta em 50 vezes. Os dados mostram que quando as expectativas do consumidor são superadas, ele tende a recomendar o produto, evidenciando a relevância do "boca a boca" como uma ferramenta importantíssima de marketing e reputação de marca.
Diante desse cenário, o DM, plataforma de avaliação de produtos, perguntou a brasileiros de diferentes regiões do país quais marcas, em 11 categorias de produtos dos segmentos de eletrônicos e eletrodomésticos, eles mais recomendariam a amigos ou colegas. Entre os destaques, Samsung, JBL e Brastemp mostraram-se amplamente reconhecidas pelos consumidores entrevistados.
Para Eduardo Scherer, fundador do GDM, o ato de recomendar é uma troca de confiança em meio a um cenário saturado de anúncios, especialmente no ambiente online. “O consumidor é bombardeado com informações, o que pode deixá-lo confuso ou até desconfiado no momento de escolher uma marca, portanto, as recomendações de pessoas próximas podem ter um peso significativo nesse processo. O “boca a boca” sempre terá sua relevância”, diz.
Samsung lidera em quase todas as categorias
Soberana entre as marcas mais recomendadas na pesquisa, a sul-coreana Samsung conquistou o primeiro lugar em três segmentos de eletrônicos, além de figurar as primeiras posições em sete categorias de eletrodomésticos. A empresa detém mais da metade das indicações de compra para Smart TVs, com 53,5%, superando sua conterrânea LG, que alcançou quase um quarto das sugestões dos consumidores. Apesar disso, a LG se destaca na categoria de ar-condicionado, ultrapassando a Samsung com uma diferença de 6%.
Além de sua liderança no mercado de Smart TVs, a Samsung, com seus modelos Galaxy, conquistou 47% das recomendações entre os brasileiros dentro da categoria de smartphones. Sua principal concorrente, a Apple, posiciona-se em segundo lugar com a linha iPhone, atingindo 29% das recomendações dos entrevistados. No segmento de notebooks, a marca sul-coreana quase divide o pódio com a estadunidense Dell, mas lidera com 31,5% das indicações de compra, superando sua concorrente por uma margem de 0,75%.
Mondial se consagra como a “Airfryer brasileira”
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 07/08/2024 - 10:20