foto: freepik
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão climática para o mês de agosto em Minas Gerais, indicando um período mais quente que o habitual e com continuidade do tempo seco. Segundo o instituto, os modelos meteorológicos sugerem menos episódios de frio no estado e chuvas dentro do esperado, caracterizadas pela ausência ou índices baixos, já que o auge da estação seca em Minas Gerais ocorre entre junho e agosto.
As condições climáticas em agosto devem se assemelhar às de julho, com predomínio de céu claro, grande amplitude térmica diurna (manhãs frias e tardes quentes) e umidade do ar abaixo de 30%. Raras chuvas podem ocorrer apenas se frentes frias conseguirem romper o bloqueio atmosférico presente no estado.
Na faixa leste de Minas Gerais, a formação de nevoeiro ao amanhecer é comum. Já na região serrana do Sul de Minas, a formação de geada pode ocorrer durante episódios frios ou quando há grande perda radiativa, causada pelo céu claro e umidade relativamente baixa nas primeiras horas do dia.
Algumas regiões enfrentam uma seca prolongada. Em cidades do norte do estado, como Montalvânia, não chove há 119 dias. Em Belo Horizonte, a última chuva foi registrada há 104 dias, refletindo uma antecipação da estação seca este ano em Minas Gerais.
Essa previsão destaca a importância de medidas preventivas para minimizar os impactos do tempo seco e das altas temperaturas, como a hidratação constante e cuidados com a saúde respiratória, especialmente em períodos de baixa umidade do ar.
Para mais informações e atualizações sobre a previsão do tempo, acompanhe o site do Inmet.
fonte: O Tempo
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 02/08/2024 - 18:20