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Concessionária da 040 planeja nova pavimentação de BH a Lafaiete ainda em 2024

Trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, terá investimento total de R$ 8,7 bilhões ao longo de 30 anos



foto: arquivo jornal CORREIO

 

Minas Gerais começou a semana com uma boa notícia: a concessão da BR-040, trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, promete melhorar a infraestrutura rodoviária do estado. Na manhã da segunda-feira (29/7), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária EPR Via Mineira apresentaram o projeto que trará melhorias significativas em mobilidade, segurança e qualidade de serviço ao longo desse importante corredor rodoviário.

O evento de lançamento contou com a presença do diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, e representantes da EPR, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Durante a cerimônia, foi destacado o compromisso com a modernização da BR-040 e o desenvolvimento sustentável, focando sempre nos usuários da rodovia.

"Estamos empenhados em garantir uma parceria eficaz entre os setores público e privado, permitindo tráfego com fluidez e segurança tanto para caminhões quanto para veículos leves", afirmou Sampaio.

Formalizada em abril de 2024, a concessão foi vencida pela EPR Via Mineira, que ofereceu um desconto de 11,21% sobre a Tarifa Básica de Pedágio. O contrato, com duração de 30 anos, abrange aproximadamente 300 quilômetros entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, beneficiando diretamente 15 municípios mineiros e cerca de 4,3 milhões de habitantes. O investimento total no projeto é de R$ 8,7 bilhões, sendo R$ 3,5 bilhões destinados a investimentos e obras nos primeiros sete anos de concessão.

Nos primeiros 100 dias, a EPR Via Mineira implementará ações para melhorar a segurança e eficiência do tráfego, incluindo obras noturnas de pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, reforço na sinalização e recuperação de drenagens e passivos ambientais.

"Essas mudanças serão perceptíveis pela população e visam reduzir a gravidade dos acidentes", destacou Sampaio. A empresa também revitalizará praças de pedágio e bases de serviços operacionais, além de recuperar terraplenos erodidos e melhorar a sinalização em trechos críticos.

A concessão trará inovações tecnológicas e práticas sustentáveis, como o iRap de segurança viária, iluminação LED em pontos críticos e o Programa de Carbono Zero para neutralizar emissões de carbono.

Usuários que optarem pelo sistema de cobrança eletrônica (TAG) terão direito a um Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5%, e motocicletas serão isentas de tarifas. Além disso, o Desconto de Usuário Frequente (DUF) permitirá uma redução progressiva das tarifas para veículos leves que utilizem a rodovia regularmente.

A concessionária garantirá segurança e atendimento prioritários aos usuários, com ambulâncias equipadas, socorro médico 24 horas, guinchos e viaturas de inspeção ao longo da rodovia. O Centro de Controle de Operações monitorará tudo em tempo real, garantindo respostas rápidas e eficazes a qualquer situação.

Futuras concessões

A concessão da BR-040 é apenas o início das transformações na infraestrutura rodoviária do estado. Outros trechos, como a BR-381 e a Rota Zebu no Triângulo Mineiro, além de outro trecho da BR-040, que liga Belo Horizonte a Cristalina, também estão em processo de concessão.

"Essa sinergia entre o Governo Federal, setor privado e TCU é uma externalidade positiva do Programa de Concessões", completou Sampaio.

divulgação




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Postado por Nathália Coelho, no dia 31/07/2024 - 15:17


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