Foto: Divulgação
Acad. Jéssica Jardim, Presidente Moises Mota, Tony Ramos e Feliciana Rosa
A Academia Brasileira de Letras (ABL) comemorou, na quinta-feira, dia 18, seus 127 anos de fundação com uma solenidade memorável no Salão Nobre do Petit Trianon. Entre os convidados esteve a participação do presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL), que marcou a presença da entidade mineira no evento, reforçando os laços da ACLCL com os grandes centros intelectuais do Brasil e dos países lusófonos.
Durante a solenidade, foram entregues os mais importantes prêmios da ABL honrando figuras de destaque no cenário literário e cultural. A poetisa mineira Adélia Prado, representada por sua filha, Ana Prado, recebeu o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra literária. Uma justa homenagem a uma das vozes mais respeitadas da poesia brasileira contemporânea.
O jornalista Thomaz Souto Corrêa foi agraciado com a medalha João Ribeiro em reconhecimento ao seu notável trabalho no âmbito editorial e cultural. Já o professor da UFRJ e pesquisador Gilberto Araújo recebeu a medalha Machado de Assis destacando sua valiosa contribuição à ABL. A celebração contou ainda com uma homenagem especial à Adélia Prado, com o ator Tony Ramos recitando 13 de seus poemas, proporcionando um momento de grande emoção para todos os presentes.
A acadêmica e escritora Heloisa Teixeira fez as honras da Casa aos premiados, enfatizando a importância de cada um para a cultura e a literatura brasileira. Em seu discurso, ressaltou a relevância da ABL na preservação e promoção da língua e literatura portuguesa.
A solenidade ganhou um brilho especial com a participação do renomado ator Tony Ramos, que emocionou a todos ao recitar 13 poemas da poetisa mineira Adélia Prado. A interpretação de Tony Ramos trouxe à vida as palavras de Adélia, enchendo o Salão Nobre do Petit Trianon com a profundidade e beleza de sua poesia. Este momento destacou a grandeza da obra de Adélia Prado e adicionou um toque artístico e sensível à celebração dos 127 anos da Academia Brasileira de Letras.
A presença do presidente da ACLCL na sessão solene foi um marco significativo. “A participação da ACLCL neste evento é de extrema importância, pois aproxima o sodalício dos grandes centros intelectuais do Brasil e dos países lusófonos. Representar uma entidade do interior de Minas Gerais, que possui grande valor além de sua dimensão territorial, é o ápice para qualquer instituição. Temos a certeza de que a Academia está retomando seu lugar de destaque no cenário nacional.”, destacou o presidente da ACLCL.
A presença da ACLCL na comemoração dos 127 anos da ABL simboliza um passo importante na integração das academias de letras do interior com as instituições de maior renome no país. Este intercâmbio fortalece a cultura e a literatura mineira, colocando Conselheiro Lafaiete em evidência no cenário intelectual nacional.
Sobre a ABL
Fundada em 20 de julho de 1897, a Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural de grande prestígio no Brasil e exterior, dedicada à promoção da literatura e da língua portuguesa. Inspirada na Academia Francesa, a ABL tem como missão principal a preservação e o desenvolvimento do idioma nacional, além de fomentar a produção literária no país. Composta por 40 membros, conhecidos como “imortais”, a academia se tornou um importante centro de referência para escritores, poetas e intelectuais, consolidando-se como guardiã das tradições literárias e culturais brasileiras ao longo de seus 127 anos de história.
Fonte: ACLCL
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 23/07/2024 - 07:20