Fotos: Divulgação
Uma manifestação de tradição e fé que atravessa os séculos. Assim pode ser descrito o Jubileu do Bacalhau de Piranga, que chega a sua 238ª edição entre os dias 1º e 15 de agosto, atraindo fieis de toda Minas Gerais ao santuário do Bom Jesus de Bacalhau, no distrito de Santo Antônio do Pirapetinga. Lá deixam seus ex-votos na centenária Sala dos Milagres, como um testemunho das graças alcançadas.
A programação do tradicional jubileu inclui missas várias vezes ao dia. No ápice das celebrações, no dia 15 de agosto, uma caminhada tradicional sai na madrugada da cidade de Piranga e das imediações de Catas Altas da Noruega. Pelos antigos caminhos de tropeiros empreende-se tradicional cavalgada, que vai passar pela Cotia, região da Batalha dos Emboabas, como numa cena teatral, relembrando esse episódio de nossa história rica.
Fiéis vindos de toda parte seguem ladeira acima, contritos, e deixam suas homenagens e graças ao Senhor do Bom Jesus. Na sala dos ex-votos, uma imagem atribuída a Mestre Piranga é a grande atração de arte sacra do templo, objeto da Romaria. Naquele local, graças alcançadas são percebidas pelos objetos ali deixados através dos anos. Católicos ou não, os visitantes são naturalmente tomados pela emoção por tão singular manifestação.
Confira a programação completa no @bomjesusdobacalhau.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 18/07/2024 - 12:20