Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 17° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Cultura


“Devoção”: Coral Cidade dos Profetas se une aos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado



foto: Guto Muniz


 

No próximo sábado, 13 de julho, Congonhas será palco de um evento histórico e emocionante. Pela primeira vez, o Coral Cidade dos Profetas se apresentará ao lado dos três corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado durante a pré-estreia da ópera “Devoção”. A apresentação acontecerá no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, um símbolo central da cidade e do enredo da ópera.

Formado por 35 integrantes com idades entre 12 e 92 anos, o Coral Cidade dos Profetas é conhecido por sua dedicação à música colonial mineira. Criado em 1988 pelo regente José Herculano Amâncio, o coral é especializado na interpretação de música sacra antiga e tem três CDs gravados. Com mais de 30 anos de atuação, o grupo desenvolve um trabalho pioneiro de proteção do patrimônio imaterial do país, apresentando-se em cidades históricas como Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Tiradentes e São João del-Rei.

Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o Coral Cidade dos Profetas oferece formação musical gratuita para pessoas de 10 a 90 anos. O grupo é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas Gerais. "Era 1988 e estávamos nos preparando para cantar em uma missa durante a Festa de São José Operário. O objetivo era nos apresentarmos somente na missa, mas depois, por sugestão e motivação das pessoas que nos assistiram, continuamos," relembra o maestro Herculano Amâncio.

“Devoção” narra a saga do imigrante português Feliciano Mendes, que constrói a igreja do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em cumprimento a uma promessa. Esta é a 95ª ópera da Fundação Clóvis Salgado, com música composta por João Guilherme Ripper, libreto de André Cardoso, direção musical de Ligia Amadio e direção cênica de Ronaldo Zero. Participam da montagem a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais, a Cia de Dança Palácio das Artes e o Coral Cidade dos Profetas.

Para o maestro Herculano Amâncio, a participação do coral na ópera é um momento especial. “Participar da pré-estreia da ópera ‘Devoção’ tem um significado muito especial para o nosso Coral. Mostraremos, através do tema da obra, a importância da religiosidade e da fé na nossa história,” explica. Os ensaios estão sendo realizados com grande dedicação, e o maestro adianta que o público pode esperar uma megaprodução que retratará três séculos de história no adro do Santuário do Bom Jesus.

A participação do Coral Cidade dos Profetas na ópera “Devoção” foi possível graças ao “Plano Anual Coral Cidade dos Profetas 2024”, aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura. O projeto conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da CSN e apoios da Prefeitura Municipal de Congonhas e da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/opera-devocao/

Após a pré-estreia em Congonhas, a ópera será apresentada no Grande Teatro Palácio das Artes nos dias 19, 20, 22 e 23 de julho.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 11/07/2024 - 11:20


Comente esta Notícia