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Recibos médicos: tudo o que você precisa saber para manter a conformidade fiscal

Gestora da Real Med Brasil explica como eles impactam na transparência da relação com o cliente e facilitam a organização das finanças



Fotos: divulgação

Andreia Rodrigues, gestora da Lucro Real e da Real Med Brasil

A emissão correta de recibos é fundamental para a transparência financeira, a conformidade fiscal e a confiança dos pacientes. Para médicos e demais profissionais da saúde, a gestão adequada dos recibos facilita a contabilidade e o cumprimento das obrigações tributárias, além de contribuir para uma relação de confiança com os pacientes. É o que explica Andreia Rodrigues, gestora da Lucro Real e da Real Med Brasil Contabilidade: 

“Oferecer recibos detalhados aos pacientes melhora a transparência e a confiança, demonstrando profissionalismo e organização. Também facilita o controle financeiro e a gestão de receitas e despesas, permitindo um melhor planejamento e acompanhamento das finanças. Recomendamos adotar um modelo padronizado de recibo para todas as transações e preencher todos os campos obrigatórios antes de entregar o recibo ao paciente”, explica. 

Os recibos podem ser emitidos de várias formas. Os manuais, por exemplo, utilizam talonários impressos, vendidos até em papelarias, ou emitidos por sistemas eletrônicos. Devem ser assinados pelo médico ou responsável financeiro da instituição. Já os eletrônicos utilizam sistemas de gestão financeira ou softwares específicos para a área médica, que permitem a emissão de recibos eletrônicos. Nesses casos, é possível enviar uma cópia eletrônica para o e-mail do paciente, garantindo que ele tenha um registro digital da transação. 

Para uma melhor organização, Andreia Rodrigues orienta manter uma cópia de todos os recibos emitidos, seja em formato físico ou digital, para facilitar a contabilidade e eventuais auditorias. “Para facilitar o acesso e a revisão, organize os recibos de forma cronológica e categorizada por tipo de serviço. O ideal é que a equipe de atendimento e administrativo seja treinada para garantir que todos saibam como emitir e registrar recibos corretamente. De tempos em tempos, realize revisões periódicas para assegurar que os procedimentos estão sendo seguidos corretamente”, acrescenta. 

Razões para se organizar  

A emissão e organização desses documentos facilita a emissão da declaração de rendimentos. Para médicos autônomos, os recibos são essenciais para o preenchimento correto do Carnê-Leão, que deve ser entregue mensalmente. Na declaração anual do Imposto de Renda, servem como comprovantes dos rendimentos auferidos ao longo do ano. Conte com o suporte de um profissional da área para que sua documentação esteja em conformidade com a legislação, atendendo às normas do conselho profissional (CRM, CRO, etc.) e atualizada segundo as mudanças na legislação tributária que possam afetar a emissão de recibos e a declaração de rendimentos”, aconselha. 

Endereço: rua Afonso Pena 210, sala 311 e 313 Centro, Conselheiro Lafaiete 

Telefone: (31) 3721-2730 ou (31) 99802-2730 (whatsApp) 

E-mail: [email protected] 

Site: www.realmedbrasil.com.br

Instagram: @realmedcontabilidade 

CRCMG 094174/O (Andreia Rodrigues) 

CRCMG 014216/O (Real Med Contabilidade)




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Postado por Jornal Correio, no dia 10/07/2024 - 16:56


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