Foto: Agência Minas
O recesso escolar é uma das épocas mais aguardadas pelas famílias para desfrutarem de momentos de descanso em outras cidades. No entanto, a ausência prolongada dos lares pode se tornar uma oportunidade para arrombamentos e furtos. Para evitar essa modalidade de crime, algumas orientações simples podem ser adotadas.
Cuidados com o imóvel:
Tranque portas e janelas: Sempre certifique-se de trancar todas as portas e janelas, e, se possível, coloque travas de segurança adicionais. Em condomínios fechados ou edifícios, nunca deixe as chaves na portaria.
Informe Pessoas de Confiança: Caso fique ausente por um longo período, avise a um vizinho ou parente de confiança, solicitando que fique alerta a movimentações suspeitas. Estabeleça formas de contato, como WhatsApp ou telefone.
Discrição nas redes sociais: Nunca informe publicamente nas redes sociais sua intenção de viajar e oriente seus familiares a adotarem a mesma postura.
Evite Deixar Objetos Visíveis: Não deixe escadas e outros objetos que possam facilitar a entrada de pessoas suspeitas ao fundo da casa.
Cuidados pessoais e com a família:
Revisão do carro: Antes de viajar, faça uma revisão completa no veículo e certifique-se de estar com a documentação obrigatória em dia.
Uso do cinto de segurança: Todos os ocupantes do veículo devem usar cinto de segurança. Crianças devem estar no banco traseiro, utilizando cinto de segurança e cadeirinha apropriada, conforme a idade e peso.
Identificação das crianças: Coloque pulseiras ou etiquetas nas roupas das crianças com identificação e número de contato, para casos de separação do grupo.
Respeito às Leis de Trânsito: Dirija com prudência e respeite as leis de trânsito. Se possível, reveze a direção do veículo com outra pessoa habilitada.
Evite estacionamentos isolados: Nas paradas, evite estacionar em locais isolados e não deixe objetos de valor dentro do veículo.
Uso de dinheiro e cartões: Leve apenas a quantia necessária de dinheiro, dando preferência ao uso do Pix, cartão de crédito ou débito.
Discrição com celulares: Carregue o celular de maneira discreta, evitando guardá-lo no bolso de trás da calça.
Documentos e bolsas: Não leve todos os documentos e evite bolsas grandes que chamem atenção.
Não dê caronas a estranhos: Evite dar carona para pessoas desconhecidas.
Locais Desconhecidos: Evite caminhar em locais desconhecidos, especialmente em horários de pouco movimento. O ideal é estar acompanhado por pessoas que conheçam bem o local.
Pontos de encontro: Estabeleça pontos de encontro com os familiares para o caso de se separarem.
Em caso de emergência ou situação suspeita, acione a Polícia Militar pelo número 190. Seguindo essas orientações, é possível aproveitar as férias com mais tranquilidade e segurança.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 06/07/2024 - 13:20