foto: divulgação
Pacientes só tem conhecimento de forma tardia, alerta o Dr. Marcelo Augusto Barros
O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas de boca, como gengivas, bochechas, palato (céu da boca), língua (principalmente as bordas) e também a região embaixo da língua. São registrados cerca de 15 mil casos por ano no Brasil, e assim como ocorre em outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é essencial.
O problema é que, infelizmente, a maioria dos pacientes só tem conhecimento de forma tardia, conforme alerta o Dr. Marcelo Augusto Barros de Albuquerque, odontólogo responsável técnico pela Instituto Prime: “Estima-se que 35% dos casos poderiam ter sido evitados ou tratados mais cedo se o profissional tivesse feito um exame clínico com mais atenção e, principalmente, uma anamnese criteriosa na primeira consulta de seus pacientes”, alerta.
Entre os sintomas mais comuns, o dr. Marcelo cita: ferida na boca que não cicatriza; nódulo persistente ou espessamento na bochecha; área avermelhada ou esbranquiçada em qualquer local da boca; dificuldade para mastigar, engolir, movimentar a mandíbula ou a língua; dormência na língua ou em qualquer outra parte de boca; mudança na voz; nódulos no pescoço; perda de peso e mau hálito persistente: “É possível prevenir e fazer diagnóstico precoce desse problema. Para isso, faça suas consultas periódicas ao cirurgião dentista e observe a importância que esse profissional dá aos seus pacientes”, acrescenta.
Instituto Prime - Odontologia e Estética Facial
Responsável Técnico: Dr. Marcelo Augusto Barros de Albuquerque
CRO MG 42.252
Avenida Professor Manuel Martins, 491, sala 1010, 10º andar, bairro Campo Alegre
Contato: (31) 9 9080-6400
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 02/07/2024 - 20:20