Foto: Arquivo Jornal CORREIO
Muita gente não sabe, mas o alistamento militar, para jovens do sexo masculino, continua sendo obrigatório. Quem não realiza o processo dentro do prazo, que vai até 30 de junho, está sujeito a algumas consequências, que incluem multa e até impedimentos para alguns benefícios civis, como obtenção de passaporte e ingresso em instituições de ensino superior.
O alistamento deve ser realizado no ano em que se completa 18 anos, através do site https://www.alistamento.eb.mil.br. Entretanto, terminado o prazo regular, o procedimento só pode ser feito de forma presencial, na Junta do Serviço Militar, após o pagamento de uma multa. No site, o processo é bastante simples, e inclui o preenchimento de um formulário e agendamento da apresentação.
No dia da apresentação, o jovem passa por avaliação médica, na qual é avaliada a aptidão física e mental para o serviço militar. Em seguida, o rapaz é classificado como apto ou não apto. Se for considerado apto, receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e ficará à disposição das Forças Armadas, durante o período determinado. Nesse período, o jovem poderá ser, ou não, convocado.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 26/06/2024 - 17:20