foto: divulgação
O Festival Teatro em Movimento, sob a curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, traz para Congonhas o espetáculo "Pormenor de Ausência". Com o renomado ator Giuseppe Oristânio no papel principal e direção de Ernesto Piccolo, a peça oferece uma profunda reflexão sobre os últimos anos de vida de Guimarães Rosa. A apresentação será realizada no Museu de Congonhas, no dia 30 de junho, domingo, às 20h, com entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados pelo sympla https://www.sympla.com.br/evento/pormenor-de-ausencia-com-giuseppe-oristanio/2517171
A História de "Pormenor de Ausência"
O espetáculo, baseado em uma pesquisa detalhada da autora Lívia Baião, explora a fase final da vida de Guimarães Rosa, quando ele conciliava sua carreira de escritor com a de diplomata, apesar de sua saúde debilitada. A peça retrata a busca quase obsessiva de Guimarães Rosa pelo reconhecimento como Imortal da Academia Brasileira de Letras, e as complexidades de sua vida pessoal e profissional.
Interpretação e Produção
Giuseppe Oristânio dá vida ao escritor, revelando suas várias facetas: dilemas existenciais, conexão com o misticismo e a religiosidade, e a essência de sua mineiridade. O texto procura dar voz a um lado quase desconhecido do grande escritor, mostrando sua genialidade e as questões que o atormentavam nos últimos anos de sua vida.
Ficha Técnica:
- **Ator:** Giuseppe Oristânio
- **Texto:** Lívia Baião
- **Direção:** Ernesto Piccolo
- **Trilha Sonora:** Rodrigo Penna
- **Ambientação Cênica:** José Dias
- **Iluminação:** Wilmar Olos e Celma Úngaro
- **Figurino:** Suely Gerhardt
- **Produção em Congonhas:** Teatro em Movimento
- **Produção Geral:** Rubim Produções
- **Patrocínio:** Instituto Cultural Vale, Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais
- **Assessoria de Imprensa:** Luz Comunicação - Jozane Faleiro
Serviço:
- **Evento:** "Pormenor de Ausência"
- **Duração:** 70 minutos
- **Classificação:** 12 anos
- **Data/Horário:** 30/06/2024, domingo, às 20h
- **Local:** Museu de Congonhas - Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77 - Basílica, Congonhas - MG
- **Entrada:** Gratuita
- **Informações:** @teatroemmovimento
Redes Sociais Teatro em Movimento:
- **Instagram:** [@teatroemmovimento](https://www.instagram.com/teatroemmovimento)
- **Facebook:** [Teatro em Movimento](https://www.facebook.com/teatroemmovimento)
- **YouTube:** [Teatro em Movimento](www.youtube.com/teatroemmovimento)
- **Twitter:** [Teatro em Movimento](www.twitter.com/teatroemmov)
Informações para a Imprensa:
- **Contato:** Luz Comunicação - Jozane Faleiro
- **Telefone:** 31 99204-6367
- **Email:** [email protected]
Sobre o Teatro em Movimento
O projeto, coordenado por Tatyana Rubim e sua Rubim Produções, comemora 22 anos de sucesso em 2023. Seu objetivo principal é descentralizar o acesso a grandes montagens do eixo Rio-São Paulo, promovendo apresentações em Belo Horizonte e outras cidades. Desde sua criação, o Teatro em Movimento já apresentou 269 repertórios em mais de 779 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas em 15 cidades e 30 teatros, alcançando um público de mais de 400.888 pessoas. Em 2020, o projeto expandiu com a fundação do TeatroEmMov Digital, uma plataforma inovadora que integra teatro, dança, audiovisual e games.
Cemig e Instituto Cultural Vale
A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, apoiando diversas expressões artísticas e democratizando o acesso à cultura em todo o estado. O Instituto Cultural Vale acredita na transformação através da cultura, patrocinando e fomentando projetos que conectam pessoas e promovem a economia criativa. Desde sua fundação, o Instituto já apoiou mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, reforçando seu compromisso com uma cultura acessível e plural.
Visite o site do Instituto Cultural Vale: [institutoculturalvale.org](http://institutoculturalvale.org)
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 25/06/2024 - 11:20