Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,021
Comunidade


Após polêmica, prefeitura de Lafaiete suspende uso pedagógico de livro de Ziraldo



foto: Conto seu Conto


 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O "Menino Marrom" é um livro infantil escrito por Ziraldo, renomado autor brasileiro, publicado em 1986. Reconhecida por abordar temas sociais de forma sensível e poética, a obra trata de diversidade racial, preconceito e amizade. A história é centrada nos personagens Menino Marrom e Menino Branco, que, apesar de suas diferenças, desenvolvem uma amizade genuína e se divertem juntos.

Este livro é um recurso valioso na educação, promovendo discussões importantes sobre respeito às diferenças e igualdade. Utilizando uma linguagem simples e ilustrações atraentes, Ziraldo consegue envolver as crianças e facilitar a compreensão de conceitos complexos como racismo e empatia. Ao abordar esses temas desde cedo, "O Menino Marrom" ajuda a construir uma base sólida para o desenvolvimento de atitudes positivas e inclusivas nas novas gerações.

Lamentamos que tenham surgido interpretações dúbias acerca do livro. Levando em conta nosso respeito aos pais e à comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, diante das diversas manifestações e divergências de opiniões, solicitou a suspensão temporária dos trabalhos realizados sobre o livro “O Menino Marrom” do autor Ziraldo. Essa medida visa a readequação da abordagem pedagógica, evitando interpretações equivocadas.

A Secretaria, em sua função de gestão e articulação entre escola e comunidade, compreende ser necessário um momento de diálogo com os responsáveis para evitar pensamentos precipitados e depreciativos em relação às temáticas abordadas.

Reiteramos a qualidade das obras literárias incluídas em nosso acervo bibliográfico de dimensão nacional. Salientamos que todo o planejamento pedagógico segue os documentos norteadores que regem a educação nacional e se baseia no desenvolvimento integral dos estudantes, prezando pela autonomia. Contudo, neste momento, consideramos necessária uma melhor análise e reflexão sobre o uso institucional da obra em questão.

Conselheiro Lafaiete, 19 de junho de 2024

Secretaria Municipal de Educação
Conselheiro Lafaiete/MG




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 19/06/2024 - 10:20


Comente esta Notícia