O BikeCine é um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público ao pedalar. A estreia em Congonhas será neste domingo, dia 16, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A sessão gratuita acontecerá no Centro Cultural da Romaria.
A programação na cidade inclui a exibição de curtas-metragens variados, seguida pelo longa-metragem "Elementos". Ambos os filmes serão apresentados com recursos de acessibilidade. A animação da Disney e Pixar oferece uma história divertida e emocionante em um cenário deslumbrante de cores e formas, abordando temas como amor e aceitação das diferenças.
Os ingressos online estão disponíveis para o público no site bikecine.com.br e também podem ser retirados presencialmente no local, uma hora antes do evento. O BikeCine passará por várias cidades de Minas Gerais ao longo do mês de junho, com um circuito de sessões gratuitas patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale. A agenda inclui as cidades de: Congonhas (16/06), Mariana (26/06), Nova Era (27/06), Timóteo (28/06), Antônio Dias (29/06) e Coronel Fabriciano (30/06). Lançado este ano no Brasil, o novo conceito de cinema une cultura, entretenimento, sustentabilidade e esporte.
Como funciona o BikeCine
O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodados na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente. São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo "pedal de mão", ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. O BikeCine é para todos. Toda energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior será a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.
A exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, um equipamento com tecnologia de ponta, que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público. O BikeCine é uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. O projeto tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre, o Cine Autorama e o CineSolar.
"É uma grande alegria estrear em Minas Gerais esse projeto que reúne tantas pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Cultura, entretenimento, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estão entre os temas que queremos discutir com o BikeCine", conta Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine. Em Congonhas, o BikeCine é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura de Congonhas, correalização Efecto Cine, realização BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.
Instagram: @bikecine
Serviço:
BikeCine em Congonhas
- Data: 16 de junho (domingo)
- Horário: 19h (sessão de curtas) e 20h (longa-metragem)
- Local: Centro Cultural da Romaria
- Endereço: Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, s/n, bairro Basílica.
- Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bikes fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.
- Ingressos: Entrada gratuita. 50% dos ingressos ficam disponíveis para reserva online no bikecine.com.br e 50% são distribuídos presencialmente, a partir de 1 hora antes. Sessão com recursos de acessibilidade.