foto: freepik
Chuveiro elétrico e geladeira aparecem como os que mais pesam nas contas e trazem o desejo da aquisição de placas solares.
O mercado de energia solar vem crescendo consideravelmente no Brasil com o passar dos anos. Recentemente, o país subiu duas posições no ranking mundial de geração de energia solar, passando a ocupar a 6ª posição. Além disso, a matriz fotovoltaica já é a segunda mais utilizada no país, ficando atrás apenas da hídrica. O cenário acompanha o momento em que nunca foi tão importante a execução de ações sustentáveis e a utilização de energias limpas e renováveis em função dos eventos climáticos, que já são uma realidade.
Os números positivos estão relacionados com diversas iniciativas, algumas relativas a políticas de sustentabilidade do Brasil, outras com o momento econômico do país, mas muitas também estão associadas ao interesse do brasileiro em se aproximar das formas de energia limpa. Partindo de diversas motivações, 76% dos brasileiros entrevistados afirmaram que gostariam de colocar sistemas de energia solar em suas casas.
Em relação aos consumidores, um dos grandes atrativos está relacionado ao fato de que, a médio e longo prazo, existe a garantia de uma economia nas contas de energia. Não à toa, uma pesquisa da Descarbonize Soluções, empresa de soluções em energia, mostrou que 92% dos entrevistados enxergam a redução na despesa da conta de luz como a principal vantagem no momento de adquirir a energia solar.
Isso porque o retorno do investimento de um sistema solar normalmente se paga entre o período de três a cinco anos após o momento da instalação. A partir desse período, a energia gerada já deve cobrir todo ou grande parte dos gastos de consumo da conta de luz. Neste contexto, o estudo realizado pela Descarbonize Soluções buscou entender a relação dos brasileiros com as energias renováveis, especialmente a solar, além de testar o conhecimento da população sobre o tema.
Investimento em energias renováveis
Iniciativas governamentais também servem de incentivo para o investimento em energia limpa no Brasil. Recentemente, foi assinada uma medida provisória que, entre suas deliberações, garante a prorrogação dos subsídios nacionais para energias renováveis. Em paralelo a um momento em que se acompanha um barateamento dos produtos para instalação de sistemas solares, tem-se um cenário bastante atrativo e mais acessível a todos que têm interesse no investimento em energia solar.
Além da economia nas contas, o avanço da energia solar no país também está associado ao interesse do brasileiro em se aproximar das formas de energia limpa. Segundo 62% dos respondentes da pesquisa, o interesse de aquisição dos sistemas solares está relacionado à busca de trazer um menor impacto para a natureza. Além disso, aparecem o desejo de se estar alinhado com as novas tecnologias (23%) e a intenção de aumentar o consumo de energia (18%).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 12/06/2024 - 18:20