créditos: iStock/gchutka
No último ano, o Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA (USCIS) registrou um recorde histórico dos pedidos de visto americano de cidadãos do Brasil para entrar nos Estados Unidos.
Comparado a 2022, as solicitações cresceram 20%, somando mais de 2 mil vistos. Além disso, os levantamentos apontam para um novo perfil de imigrantes brasileiros na nação, uma vez que os vistos EB-2 foram destaque.
Para entrar nos EUA, a maioria dos países precisa da aprovação do consulado americano, o visto. Entre eles, há várias modalidades, como para viagens de turismo, estudos, trabalhos, negócios, entre outros.
O EB-2 é disponibilizado para profissionais com habilidades excepcionais ou com grau acadêmico superior. A USCIS constatou que, desde 2017, o número dessas concessões de 212 foi para 1.988, revelando uma alta de 837,7%.
Visto americano: por que os brasileiros estão indo para os Estados Unidos?
Para tentar explicar o fenômeno envolvendo o aumento de pedidos de visto americano, devemos considerar que, depois do Brasil, os Estados Unidos são o país com a maior concentração de brasileiros, somando um total de 1,9 milhão de imigrantes.
Antigamente, a maioria dos indivíduos tentava entrar primeiramente nos EUA com visto de turista ou de estudante, com o intuito de conhecer o lugar, aperfeiçoar a língua ou em busca de melhores oportunidades.
Atualmente, de acordo com o Gondim Law Corp, escritório de direito imigratório em Los Angeles, uma média de 75% dos imigrantes procuram por vistos americanos de trabalho temporário ou “green card” para morar no país e já possuem graduação completa. Desses, 40% têm entre 30 e 45 anos, e 60% são casados e têm filhos pequenos ou adolescentes.
Sendo assim, estamos vivenciando uma nova tendência. Como já mencionado, o visto EB-2 tem sido um dos mais procurados, e, assim como o EB-1, para pessoas com habilidades extraordinárias (vencedores de prêmios internacionais, gerentes de multinacionais, artistas e atletas renomados e afins), ele pertence a categorias de vistos employment based, que, traduzido para o português, significa “baseado em emprego”.
Eles são concedidos aos profissionais com carreira sólida que podem agregar de alguma forma ao país de destino, principalmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, já que têm o potencial de contribuir para o crescimento da economia local. Alguns dos principais motivos que levam a essa procura são:
● Expansão de negócios e investimentos: para aqueles que possuem algum empreendimento que desejam levar para fora.
● Melhores oportunidades na carreira: o país oferece melhores salários e estabilidade, além de oportunidades em empresas renomadas.
● Desenvolvimento de pesquisas: os Estados Unidos possuem uma excelente estrutura para o desenvolvimento de pesquisas. Posto isso, muitos brasileiros vão ao país para oferecer e aprimorar suas habilidades.
Perfil do brasileiro no turismo nos EUA
As viagens destinadas para o turismo também apresentam um crescimento exponencial, podendo explicar o aumento de pedidos por vistos americanos.
Sobre essa perspectiva, em 2023, o Escritório Nacional de Viagens e Turismo (NTTO) do ITA traçou o perfil dos turistas que vão aos Estados Unidos, dentre eles os brasileiros. De 1,6 milhão de visitantes do ano passado, constataram que:
● A média de estadia foi de 19 dias;
● 74% se hospedaram em hotéis;
● 54,5% viajaram sozinhos;
● 25,3% com os parceiros;
● 22% com a família.
Nova York é um dos destinos favoritos dos brasileiros; conforme o New York City Tourism, eles estão entre os 5 maiores visitantes da cidade. Os turistas tendem a viajar até lá para fazer compras e passeios nos principais pontos da grande metrópole.
Dessa forma, a maioria prefere se hospedar nas áreas centrais e aderir a serviços como um aluguel de carro em Nova York para ampliar as experiências na região.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 11/06/2024 - 17:20