Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 14° Agora: 15° Segunda, 08 de Julho de 2024 Dólar agora: R$ 5,459 Euro agora: R$ 5,914
Comunidade


Entronização une fiéis enquanto comércio de Lafaiete ficará fechado

Apenas setor de alimentos deve abrir as portas na sexta, 7 de junho; celebração é uma das mais tradicionais para católicos



foto: arquivo jornal CORREIO

A entronização ao Sagrado Coração de Jesus será na sexta-feira, dia 7

Ao contrário de outros anos, em que o funcionamento do comércio, durante o Feriado da Entronização do Sagrado Co­ração de Jesus, gerou polêmica em Lafaiete, em 2024 as lojas ficarão fechadas na sexta-feira, 7 de junho. De acordo com o presidente do Sind­comércio, Bento José de Oliveira, não há negociação coletiva que permita a convocação de funcionários. Assim, a expectativa é de portas fechadas na data religiosa.

Entretanto, há exceções: o setor de gêneros alimentícios, como varejões, mercearias, supermercados e atacarejos funcionarão conforme as regras da Convenção Coletiva de Trabalho. Assim, espera-se que a maioria desses estabelecimentos funcione em horário normal.

A entronização é uma das mais tradicionais celebrações católicas e, em Lafaiete, mobiliza os fiéis, que acompanham os ritos de suas casas e também comparecem à Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Neste ano, para coroar seu primeiro jubileu, a igreja, elevada à categoria de Basílica, receberá a renovação da consagração ao Sa­gra­do Coração de Jesus, com a condução do arcebispo metropolitano, dom Airton José dos Santos.

O gesto, realizado pela primeira vez por dom Antônio Ferreira Viçoso, em 08 de dezembro de 1874, acontecerá durante a entronização, na sexta, 07 de junho. Esse momento, assim como a celebração solene das 18h, poderá ser acompanhado através das redes sociais da Arquidiocese de Ma­ri­na, da Basílica do Sagrado Coração de Jesus e da Rádio Queluz FM.

Extensa programação

Desde o dia 29 de maio, celebrações vêm sendo realizadas, em preparação à entronização. A programação faz parte das comemorações dos 150 anos da consagração da arquidiocese. Na quarta-feira, 29 de maio, o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Edmar José da Silva, presidiu a celebração.

No sábado, dia 1º, haverá a peregrinação dos padres e diáconos da Arquidiocese de Mariana, rumo à Basílica do Sagrado Co­ra­ção de Jesus. Na ocasião, serão ho­menageadas as paróquias Santo Antônio, em Santa Bárbara; Santo Antônio, em Ouro Branco; e Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas; que celebraram em fevereiro seus 300 anos. A celebração será presidida por dom Airton, que abençoará a imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus.

Durante os dias jubilares, serão celebradas diariamente diversas missas, com a novena na Basílica e a participação de movimentos, pastorais e comunidades. Além disso, as regiões pastorais da arquidiocese estão programando romarias em datas específicas: 30 de maio (região norte); 31 de maio (região leste); 3 de junho (região centro); 4 de junho (região sul) e 5 de junho (região oeste).

As paróquias interessadas em participar devem inscrever suas caravanas na secretaria paroquial, pelo telefone 3763-8601. A programação completa com as festividades e mais informações podem ser conferidas no CORREIO Online: https://www.jornal­correio­da­ci­dade.com.br/.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 06/06/2024 - 07:20


Comente esta Notícia