Foto: Arquivo Jornal CORREIO
Começa na próxima segunda-feira, dia 27, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Congonhas. O público-alvo são crianças de 1 a 4 anos. As doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e no horário do Ttabalhador de cada UBS. Para facilitar o acesso ao imunizante, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Saúde vai levar a vacina contra a poliomielite a todas as creches municipais e conveniadas.
No sábado, dia 8 de junho, será o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite, e todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. É fundamental que pais, mães ou responsáveis levem a caderneta das crianças e documentos de identificação com foto. O esquema vacinal para menores de 1 ano prevê três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos, mesmo estando em dia com a vacina, deverão receber uma nova dose oral da vacina.
Poliomielite
A paralisia infantil é uma doença infecciosa viral, transmitida de uma pessoa para outra. A propagação ocorre principalmente por via fecal-oral. Uma das medidas mais importantes para prevenção é a vacinação de mais de 95% da população infantil.
No Brasil, tem sido observada queda progressiva na cobertura vacinal da poliomielite nos últimos anos, sendo o país considerado recentemente pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) como de alto risco para a reintrodução da doença. Por isso, é importante a adesão de todos para manter as crianças livres desta doença, tendo em vista o crescimento de casos de poliomielite em vários países do mundo, inclusive em países vizinhos ao Brasil.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 25/05/2024 - 15:30