Foto: Corpo de Bombeiros
No domingo, dia 19, militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foram acionados para o resgate de um casal que se perdeu na Serra de São José, nas proximidades do Marco Zero, em Santa Cruz de Minas. As vítimas, que estavam em uma caminhada, perderam-se após escurecer.
O casal relatou que iniciou a caminhada no final da tarde pela trilha que dá acesso às Águas Santas, com a intenção de chegar à Cachoeira do Bom Despacho, mas acabaram se desorientando. Os bombeiros, ao serem acionados, deslocaram-se até a referência indicada pelas vítimas e conseguiram localizá-las após algum tempo.
Segundo o sargento Ávila, chefe da equipe de buscas, quando os militares chegaram, os dois estavam bem, apenas um pouco assustados e com muita sede, mas sem ferimentos. "Nós os localizamos, oferecemos nossa água e os encaminhamos para um local seguro", relatou o sargento.
Ávila destacou também a importância do uso do GPS do celular para o sucesso da operação. "O sargento Oliveira, um dos militares envolvidos, pegou o número do solicitante e pediu que ele enviasse sua localização via aplicativo de mensagens. Isso nos permitiu nos deslocar pelos pontos mais precisos da trilha. Após algum tempo de caminhada, fizemos sinais com nossas lanternas e vimos as luzes dos celulares deles", explicou Ávila. O casal foi encontrado próximo à Cachoeira do Índio e levado a um local seguro, dispensando atendimento médico.
Segundo os militares, este foi o segundo incidente de pessoas perdidas na região em menos de uma semana. No domingo anterior, dois jovens se perderam na Serra do Lenheiro e também foram resgatados pelos bombeiros. O sargento Ávila alerta sobre a importância de tomar precauções ao planejar passeios pelas serras. "Neste caso, as vítimas saíram no final da tarde, um horário não recomendado devido à baixa visibilidade. Além disso, eles não conheciam bem o local e estavam com roupas e calçados inadequados para a caminhada."
Os bombeiros enfatizam a necessidade de planejamento adequado para esses passeios, incluindo a escolha de horários mais seguros e vestimentas apropriadas. "É essencial levar celulares, lanternas e água potável. Em caso de emergência, basta ligar para o 193", concluiu o sargento Ávila.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 20/05/2024 - 10:30