Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 13° Agora: 15° Quarta, 26 de Junho de 2024 Dólar agora: R$ 5,451 Euro agora: R$ 5,756
Comunidade


Mega esclarece que falta de funcionários prejudicou coleta de lixo em Lafaiete

Segundo a empresa, no último mês de abril, mesmo com a falta de mão de obra, foram coletados mais de 2.500 toneladas de resíduos



Foto: Jornal CORREIO

 

Vêm sendo recorrentes as falhas no serviço de recolhimento do lixo, em Lafaiete. A situação tem gerado revolta e muitos transtornos. Por toda a cidade, um rastro de sujeito e mau cheiro. Na terça-feira, dia 7, novamente as montanhas de detritos ficaram espalhadas pelas vias públicas. Os reflexos puderam ser sentidos no dia seguinte. O que se via por ruas e avenidas, nos bairros e na região central, eram sacos de lixo se acumulando nas esquinas e nas portas de casas e prédios. O problema já havia ocorrido há poucos dias, na véspera do feriado de 1º de maio.

Nas últimas semanas, o Jornal CORREIO e o portal de notícias CORREIO Online têm denunciado essa situação, que traz uma série de problemas urbanos e de saúde pública. Nossa Reportagem solicitou posicionamentos, por parte da Mega e da Prefeitura Municipal. Na manhã desta sexta-feira,  dia 10, a Mega enviou um posicionamento. Confira na íntegra.

Em resposta aos recentes questionamentos sobre a coleta de resíduos sólidos em Lafaiete, a Mega vem esclarecer alguns pontos: "Em primeiro lugar, é importante salientar que não houve paralisação de serviços, greves ou qualquer situação que tenha sido motivada pela empresa em relação à coleta de resíduos. Reiteramos que não há atraso nos pagamentos de salários, benefícios ou em quaisquer obrigações trabalhistas. Reforçamos de maneira categórica que estamos estritamente em conformidade com o que é estabelecido na convenção coletiva da categoria, não deixando margem para questionamentos.

Entretanto, é importante destacar que o Brasil recentemente enfrenta dificuldades em relação às condições de mão de obra. O desemprego atingiu o menor patamar em quase uma década, de acordo com dados do IBGE. Embora isso seja extremamente positivo, cria pressão sobre o mercado de trabalho e reduz a disponibilidade de mão de obra.Nesse sentido, o município, assim como toda a região, tem enfrentado grandes desafios na prestação de serviços de coleta de resíduos, como relatado em matérias jornalísticas recentes. Essa situação, aliada ao surto recente de dengue e a desfalques recentes em nossa equipe, tem se tornado um grande desafio para a prestação de serviços.

Somente nesta semana enfrentamos um déficit de aproximadamente 40% em nossa equipe de colaboradores devido a esses fatores. Apesar dessas dificuldades, a empresa permanece ativa e busca constantemente melhorias para os colaboradores, como aumentos salariais e benefícios, além de realizar contratações para suprir ausências no quadro de funcionários. É importante ressaltar que, mesmo diante desses obstáculos, no último mês de abril, coletamos mais de 2.500 toneladas de resíduos, estabelecendo um novo recorde para o período. Reconhecemos as críticas e questionamentos dos moradores em relação a possíveis falhas na coleta de resíduos. Sempre que essas deficiências ocorreram, foram prontamente corrigidas.

Especificamente em relação aos questionamentos desta semana, adotamos medidas emergenciais para regularizar todas as rotas, e os serviços estão ocorrendo normalmente a partir de hoje. Em momentos anteriores, também tomamos medidas para superar dificuldades, como a escalada de três equipes de coleta durante o último feriado para atender demandas e regularizar rotas.

Além disso, mantemos canais de comunicação abertos para atender demandas da população, sugestões e reclamações por meio de WhatsApp e telefone através do número (31) 97226-4840, garantindo que todas as reclamações sejam prontamente atendidas. Por fim, asseguramos que não mediremos esforços para manter uma prestação de serviços de qualidade no município, cumprindo todas as obrigações contratuais e atendendo às necessidades da população de Lafaiete”.

É importante ressaltar que a população também vem falhando, ao descartar detritos fora dos horários estabelecidos e em locais inapropriados. Ao jogar lixo nas ruas, as pessoas também contribuem para o caos. Vale lembrar que, uma vez entupidos, os bueiros deixam de recolher adequadamente as águas das chuvas. Em caso de tempestade, aumentam os riscos de enchentes.

Saiba mais: https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/35651--lafaietenses-enfrentam-novo-dia-de-transtornos-com-a-falta-de-coleta-de-lixo




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 10/05/2024 - 11:43


Comente esta Notícia