Fotos: José Geraldo/ Circuito Villas e Fazendas
“Sobre o fundo musical e uniforme do feijão, sentem-se os graves do fumeiro, o majestoso do lombo, as harmonias do toucinho e os agudos, os álacres, os relâmpagos, os inesperados do subsolo de pimenta. E só. Um prato só. É de boa regra não repetir a feijoada.” Pedro Nava - (Baú de Ossos)
Começou no dia 20 de abril o maior festival de gastronomia do interior de Minas Gerais. Ele acontece em Conselheiro Lafaiete e na região do Circuito Villas e Fazendas, entidade promotora do evento, quando as 11 cidades participantes vão fazer a festa através da produção de boa comida em seus bares, restaurantes e pousadas.
Festival de comidinhas na praça: uma grande realização do Circuito Villas e Fazendas
A inspiração do Sabores das Villas veio do Festival de Itabirito. Em sua 11ª edição, lá o evento começou com a parceria do jornalista Otávio de Toledo (Viação Cipó) e a prefeitura. O Sebrae teve importante participação técnica na formatação da exposição, cuja organização contou com a curadoria de um chef de cozinha renomado. Este trabalhou o refinamento dos produtos, sustentabilidade da produção local dos restaurantes, com valorização da agricultura familiar e ingredientes locais, boas práticas na manipulação de alimentos pelos expositores e cozinheiros, segundo o gerente Sebrae-MG, da macroregião Ouro Preto/Lafaiete, Aristides Araújo.
Um dos pontos fortes do festival: apresentações culturais com muita música
No Circuito Villas e Fazendas, onde esse cuidado do Sebrae é replicado, o evento é maior: 11 cidades. Tome a estrada de Minas e venha conhecer os Sabores das antigas Villas de Queluz à cidade de Piranga. Se o mineiro é conhecido por sua hospitalidade, também é conhecido pela mais rica e diversa gastronomia colonial do país. Toda cidade tem sua história, sua cultura e seu povo que adora receber. Toda cidade tem um passado registrado em suas memórias, pela sua arquitetura ou pelo seu folclore, arte e costumes. E sua comidinha...
Produção para o evento
Venha, então, nesses dias, às cidades do Circuito Villas desfrutar dessa hospitalidade e desses sabores imperdíveis. De Casa Grande e Queluzito (ao pé da belíssima Serra do Camapuã com seus santuários ecológicos) às cidades do ouro de 1694 (Piranga e Itaverava), a boa, inusitada e especial comida de bar te aguarda. Em todas essas cidades, o melhor da cultura das bandas de música, das violas, das folias e dos congados. Shows noite adentro nas charmosas pracinhas dessas Villas...
Chef Sérgio Viggiano
“Os resultados, novidades e alcance de público da versão 2024 do Festival Gastronômico 'Sabores das Villas' estão marcados por um aumento significativo de estabelecimentos participantes, da organização com grande número de parceiros envolvidos e apoio das Prefeituras Municipais. Com uma programação abrangente que vai de abril a junho e percorre 11 cidades, o festival consolidou sua posição como o maior evento gastronômico de Minas Gerais. As novidades deste ano incluem uma variedade ainda maior de pratos regionais e atrações complementares, como palestras, minicursos e apresentações musicais, tornando a experiência ainda mais rica para os visitantes.” Diz o presidente do Circuito Villas e Fazendas de Minas, Rafael Lana.
Outro sucesso repetido no evento são as oficinas temáticas
Em sua 7ª edição, o Festival Sabores, já reconhecido pela sua excelência em organização, tem nas comunidades e nos participantes enormes expectativas pela divulgação de seus produtos, incrementos de suas marcas e mercado. A presença parceira do Sebrae vem mais uma vez fortalecer o evento das Villas e Fazendas que traz também parceiros como a imprensa e a iniciativa privada da região ligada ao turismo (além da animação das prefeituras) que custeiam o evento e ajudam na promoção do mesmo, segundo Lana.
A grande final do Festival será em Lafaiete, no Parque de Exposições Presidente Tancredo Neves. Dia 1º de junho será a vez dos participantes de Lafaeite e dia 2, na etapa regional, representantes das demais 10 cidades nos brindarão com uma profusão de sabores e hospitalidade dignos dessas cidades cheias de encanto do Alto Paraopeba e Alto Piranga.
Por José Geraldo
Agente cultural em Santana dos Montes e pesquisador das histórias e encantos da antiga Queluz de Minas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 08/05/2024 - 12:49