foto: Daniel Silva
Na terça-feira (30), como parte das ações do mês de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Congonhas inaugurou a Sala de Terapia de Integração Sensorial na Clínica da Criança. Este novo espaço visa atender crianças, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando um ambiente lúdico e equipado para o desenvolvimento de habilidades.
A sala, que faz parte dos serviços de saúde pública municipal, está equipada com brinquedos coloridos e ferramentas sensoriais. O objetivo é que as crianças avancem em seu aprendizado de forma natural, enfrentando desafios sob a supervisão de profissionais de Terapia Ocupacional. A interação sensorial também busca auxiliar na evolução da comunicação.
Renato Soares dos Reis, superintendente regional de Saúde, destacou que Congonhas se torna referência em Minas Gerais ao oferecer este tipo de tratamento gratuito, já que o SUS não disponibiliza esse serviço no estado.
O prefeito de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza, ressaltou a importância do investimento público em todas as áreas, especialmente na saúde. Ele enfatizou que "Congonhas está plantando uma semente e espera-se que ela germine e se espalhe para outras cidades".
A integração sensorial, desenvolvida por Anna Jean Ayres, é uma área da terapia ocupacional que promove a capacidade de processar, organizar e interpretar sensações, influenciando comportamentos e aprendizagem.
Por: Daniel Palazzi
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 06/05/2024 - 09:20