Foto: divulgação - Paulinho tem uma bela trajetória artística e vem representando Lafaiete em eventos e espaços culturais
Um dos mais belos museus a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim contará com obras do lafaietense Paulinho Demolidor. Ele foi convidado para expor no local e participar de uma oficina, no mês de maio. Segundo o artista, que administra um espaço multicultural na cidade, o museu vem convidando artistas de todo o país, para ações e oficinas. A ideia é levar ao público diferentes vivências, através de variadas artes e técnicas: “No meu caso, a indicação para participar da oficina artística veio de Rafael Souza da Silva”, revelou.
Paulinho lembrou que Inhotim, que fica em Brumadinho, a 122 km de Lafaiete, é o maior museu a céu aberto da América latina: “Trata-se de uma grande janela para o planeta; uma grande oportunidade para que meu trabalho seja visto e valorizado por apreciadores de artes de vários países. Estar no instituto Inhotim é um marco na minha carreira”, considera.
Ao ministrar uma oficina artística no local, Paulinho Demolidor contará com um público heterogêneo: “Isso me desafia a expressar a arte de forma intensa; é um momento especial em minha carreira. Todos os eventos e exposições realizados anteriormente me deram sustentação para essa ocasião. Espero sempre expressar minha bagagem, conquistada ao longo de quase seis décadas de vida. Vi que precisava deixar jorrar o belo que habitava em mim; simplesmente deixar que a arte se manifestasse. Assim, criei a coleção Disruptivo, que a princípio será composta de oito peças, chegando a 2 metros e meio de altura e peso de até 300 quilos, com materiais de reuso, como pedras, ferros, madeiras e tintas”, explica.
Sobre a oficina que será ministrada em Inhotim, o lafaietense adianta que o destaque será a escultura contemporânea da Fênix e a árvore da vida: “A Fênix está com a estrutura pronta, faltando apenas a finalização das cores. A proposta é que o público participante da oficina faça a pintura, para que a obra tenha a energia de muitas mãos; o mesmo será feito com a árvore da vida. Paulinho ressaltou a importância de experiências como essa: “Vejo a arte contemporânea ocupando espaços de destaque, como Inhotim, e isso representa a libertação total de expressão da arte, livre de paradigmas. Espero que minhas criações possam agregar mais beleza a esses espaços”, completa.
Paulinho, que, além de escultor, é restaurador, marceneiro artístico, paisagista e administra o Museu das Profissões, conta que, durante este ano, pretende expor em outros grandes centros artísticos do Brasil e do exterior: “Também tenho trabalhado com afinco, buscando parcerias públicas e privadas para a oficialização do Museu das Profissões. Aproveito para agradecer ao Jornal CORREIO, na pessoa de Luiz Fernando, e a colaboradores, como Rafael Souza da Silva, e a todos que direta e indiretamente têm me colocado nesse lugar de representante da nossa Lafaiete no meio artístico. Espero que lafaietenses e amantes das artes possam estar presentes em Inhotim”, convida.
Peças da obra árvore da vida , sendo preparadas, para receber as pinturas em Inhotim.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 30/04/2024 - 19:20