Fotos: Divulgação
A família vicentina do Conselho Central Sagrado Coração de Jesus de Lafaiete, se reuniu em Monsenhor Isidro para uma reunião festiva em homenagem ao fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, o Beato Antônio Frederico Ozanam. O evento aconteceu no domingo, dia 21.
As festividades tiveram início às 8h, com uma emocionante celebração presidida pelo padre Gilmar Lopes da Silva, da Matriz de São Sebastião. Após a missa, os presentes desfrutaram do tradicional cafezinho de São Vicente e participaram de uma pequena procissão, seguida pela renovação do compromisso vicentino.
Um dos momentos mais marcantes da reunião foi a apresentação de 21 novos membros vicentinos, evidenciando o contínuo crescimento e comprometimento da família vicentina com a causa da caridade. Além disso, um pequeno teatro foi encenado, reverenciando o ato de solidariedade promovido pelos jovens, inspirados pelo exemplo de Ozanam.
Antônio Frederico Ozanam, reconhecido como o criador da Sociedade São Vicente de Paulo, fundou a primeira Conferência Vicentina em 23 de abril de 1833. Desde então, o espírito vicentino tem se expandido por todo o mundo, estando presente em mais de 153 países, com mais de 800 mil vicentinos registrados em mais de 48 mil conferências.
No Brasil, o movimento teve início em agosto de 1872, no Rio de Janeiro, e hoje conta com mais de 122 mil membros atuantes, distribuídos por todo o país. Em Conselheiro Lafaiete, a semente da caridade foi plantada em 17 de março de 1895, com a fundação da primeira conferência vicentina na então Queluz de Minas.
O Conselho Central Sagrado Coração de Jesus, fundado em 16 de dezembro de 1990, é uma das principais organizações vicentinas da região, com 14 Conselhos Particulares, incluindo o Lar dos Idosos Frederico Ozanam em Ouro Branco, 92 Conferências vicentinas e mais de 800 membros atuantes.
Ao completar 191 anos de existência, a Sociedade de São Vicente de Paulo continua a desempenhar um papel fundamental no alívio do sofrimento de milhões de pessoas em todo o mundo. Sua ajuda chega a mais de 30 milhões de indivíduos, incluindo crianças, idosos, pessoas em situação de rua, detentos e famílias vulneráveis.
A comunidade vicentina de Monsenhor Isidro celebrou com grande alegria o aniversário dessa instituição tão importante, reafirmando seu compromisso com os princípios de solidariedade e compaixão estabelecidos por São Vicente de Paulo e perpetuados por seus seguidores ao longo dos séculos.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 23/04/2024 - 12:30