Fotos: divulgação
Atuar como profissional liberal, optando pelo modelo de pessoas físicas, é uma escolha muito comum entre os profissionais da medicina. O problema é que muitos desses profissionais acabam negligenciando a administração contábil, seja por lidar com uma rotina muito apertada ou por desconhecer estratégias para uma melhor organização financeira e tributária. E é bom lembrar: o desequilíbrio econômico é o motivo do fechamento de 60% dos novos negócios no Brasil. Por isso, se você está começando a empreender na área médica e atua como Pessoa Física, você precisa entender o que é o Livro-caixa para médicos e por que ele é importante.
Andreia Rodrigues, gestora da Real Med - contabilidade especializada na Área da Saúde e Estética com atendimento em todo Brasil – explica que o livro-caixa é um método de registros – geralmente desenvolvido como parte do planejamento tributário – voltado a realizar um controle rígido de toda a movimentação de entrada e saída de capital relacionados à atividade profissional do médico, que atua como prestador (Pessoa Física).
“Nesse sistema, os eventos contábeis são registrados em ordem cronológica, permitindo a organização quanto ao faturamento e despesas e conferindo transparência sobre a real situação financeira do negócio, de modo detalhado e preciso. E é claro que a tecnologia já provocou mudanças aqui também! Hoje é possível contar com essa ferramenta na forma digital”, acrescenta.
Algumas informações são obrigatórias para um registro assertivo de um livro-caixa digital para médicos. Elas devem aparecer em forma de registro histórico das finanças, discriminados por data, e indicar os seguintes elementos: valores individuais de cada entrada de recursos (créditos); valores individuais das saídas de capital (débitos) e saldo total disponível em caixa ao final do período analisado, que pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal. Assim, o livro-caixa para médicos se assemelha a um extrato bancário em sua estética. Nele, devem estar registrados apenas dados concretos, não sendo consideradas movimentações futuras.
Qual a função do livro-caixa digital?
Andreia Rodrigues explica que o livro-caixa digital para médicos mantém a regularidade fiscal e o controle financeiro. “Ele atualiza o saldo das atividades, identifica principais fontes de renda e despesas, facilitando a apuração do Imposto de Renda. Isso porque os valores recolhidos a cada mês ficam registrados, para simplificar a exportação dos dados no momento do ajuste anual do IRPF. Isso faz a diferença, porque para médicos que atuam como autônomos, as deduções podem ser sobre serviços muito diversificados, tornando o cálculo um tanto complexo, sem uma devida organização”, argumenta.
Outro ponto destacado pela gestora é que o sistema também reduz o impacto do Imposto de Renda para quem usa o carnê-leão. Regulado pelo art. 6º da lei 8.134/90, art. 4º, I da lei 9.250/95, art. 38 do Dec. 9.580/18 e Decreto-lei 1.705 de 23 de outubro de 1979, esse carnê é um método de recolhimento de impostos sobre a renda que deve ser pago mensalmente, de forma obrigatória, pelo médico que trabalha como Pessoa Física.
“Entretanto, médicos que utilizam um livro-caixa têm direito de emitir até R$2.259,20 por mês de recibos sem pagar imposto. Se este valor for ultrapassado deve-se considerar as despesas dedutíveis. Assim, a alíquota passa a ser variável conforme os índices da tabela, representando uma folga no orçamento. É importante frisar que uma apuração indevida no recolhimento do IR pode acarretar multas entre 20% a 150% do imposto devido”, alerta.
Andreia Rodrigues, gestora da Real Med, explica que o livro-caixa digital é como um extrato bancário em sua estética
Otimização da Gestão financeira
Por reunir informações contábeis de modo preciso e cronológico, a organização de um livro–caixa digital possibilita a elaboração de relatórios financeiros mais precisos, permitindo uma leitura mais realista do desempenho dos negócios. Isto aponta recursos que podem ser economizados, facilitando a mitigação de gargalos na gestão de capital. Além disso, a escrituração do livro–caixa para médicos permite ao identificar os procedimentos que oferecem retorno, e quais as estratégias operacionais promovem redução de custos de modo mais sensível.
Quer saber mais sobre o livro-caixa para médicos e outras ações que podem otimizar seus ganhos na área médica? Entre em contato com a Real Med: a contabilidade especializada na Área da Saúde e Estética com atendimento em todo Brasil.
Endereço: rua Afonso Pena 210, sala 311 e 313 Centro, Conselheiro Lafaiete
Telefone: ( 31) 3 721-2730 ou (31) 9 9802-2730 (whatsApp)
E-mail: [email protected]
Site: www.realmedbrasil.com.br
Instagram: @realmedcontabilidade
CRCMG 094174/O (Andreia Rodrigues)
CRCMG 014216/O (Real Med Contabilidade)
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Jornal Correio, no dia 23/04/2024 - 10:07