Fotos: divulgação
No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, deixa o alerta de que essa doença crônica que não mostra sinais muito claros pode levar o paciente a não buscar ajuda médica. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a pressão alta afeta 32% da população adulta no mundo, o que representa mais de 1 bilhão de pessoas.
Desse modo, destaca-se a importância da avaliação da pressão arterial, em razão do caráter silencioso da doença em sua fase inicial, o que pode trazer complicações, entre elas infarto, acidente vascular cerebral e doença renal. A data busca conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença, uma vez que a hipertensão constitui um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares. Por isso, é fundamental o paciente monitorar sua condição, sempre aferindo a pressão e mantendo os exames preventivos em dia.
O primeiro passo na prevenção da hipertensão arterial é a identificação precoce, lembrando que dor de cabeça frequente, tonturas, falta de ar, palpitações e alteração na visão são indicativos da doença.
Acrescenta-se que, por ser a alimentação uma das mais importantes aliadas no combate à hipertensão, o tratamento da doença exige abordagem multidisciplinar. Além do acompanhamento com um cardiologista, o paciente pode ser orientado por um nutricionista, que vai passar uma dieta adequada e balanceada.
A importância da atividade física é ressaltada como aliada no combate à pressão alta, além do controle do peso e hábitos saudáveis como não fumar e reduzir, ao máximo, o consumo de álcool, como medida de saúde cardiovascular, porque também há uma relação entre o consumo de álcool e o desenvolvimento de hipertensão. Com esses comportamentos, é possível reduzir em até 30% o desenvolvimento da pressão alta.
Luiz Ricardo Martins Ribeiro
Site: www.saojosehospital.com.br
Instagram: saojosehospital
Telefone: (31) 3769-6964
Endereço: rua Dom Pedro, 340 - São Sebastiao, Conselheiro Lafaiete - MG, 36400-000
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Jornal Correio, no dia 17/04/2024 - 19:46