Foto: Divulgação
A Orquestra Paulistana de Viola Caipira vai se apresentar em evento na praça São Sebastião
Lafaiete recebe neste sábado, 13 de abril, e. No sábado, na praça São Sebastião a Orquestra Paulistana de Viola Caipira. O evento, tem início às 19h, é em comemoração ao Dia das Violas de Queluz. A festa continua no domingo, dia 14, à partir das 10h, com o Encontro de Violeiros e missa sertaneja.
O evento marca as celebrações que tiveram início em março, pelo Dia Municipal da Violas de Queluz. A lei 5141, de novembro de 2009, instituiu a data festiva de 29 de março, quando, historicamente, o imperador Dom Pedro II visitou a cidade, em 1881.
A viola de Queluz é considerada bem imaterial de Lafaiete, com tombamento pelo Patrimônio Histórico. O instrumento é um importante símbolo do município, representando a cultura, a musicalidade e a genialidade de seus artesãos. A história da viola de Queluz começou no século XIX, quando a família Meireles trouxe para o Brasil uma viola da região do Porto, em Portugal. Com formato e som característicos, o instrumento começou a se tornar popular na antiga cidade de Queluz. Desde então, a viola ganhou fama e reconhecimento. No início do século XX, foi premiada internacionalmente, nos Estados Unidos, como o mais belo som de instrumentos regionais. A viola de Queluz também foi reconhecida como a mais importante do estado de Minas Gerais.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 13/04/2024 - 14:11