Foto: Sol Barreto
Nos dias 11 e 12 de abril, Ouro Branco será palco do "Programa Educativo Iphan + 80", um projeto criado com o objetivo de promover, valorizar e preservar o patrimônio cultural. O programa, que percorrerá sete cidades mineiras, busca causar um impacto positivo e duradouro nas comunidades participantes por meio de intervenções artísticas participativas e ações formativas.
A iniciativa visa envolver ativamente os moradores no processo de reconhecimento do patrimônio local, destacando a importância da valorização e preservação da cultura. Para isso, serão realizadas intervenções artísticas, como a pintura de murais inspirados na cultura local, e formações de educadores e agentes culturais multiplicadores.
A primeira fase do programa em todas as cidades contará com intervenções artísticas de Anna Göbel, renomada muralista reconhecida nacional e internacionalmente, e Chico Simões, do "Mamulengo Presepada", dedicado ao teatro popular de bonecos. Em Ouro Branco, a intervenção artística será realizada no muro do Colégio Municipal Pio XII, localizado na Rua José Pereira Sobrinho, 200, Centro, em colaboração com a comunidade local.
"Todo mundo pode participar! E não é grafite, a Anna não usa spray. É um trabalho de pintura, com pincéis, rolinhos, tintas", ressalta Andréia De Bernardi, presidente da Akala, organização da sociedade civil proponente do projeto. A intervenção artística terá início no dia 11 de abril, às 11 horas, e o muro será inaugurado em 12 de abril, a partir das 16h30, com uma apresentação de capoeira e percussão da Associação de Cultura Afro Brasileira Ouro Branco, Acafro.
A abordagem de Educação Patrimonial adotada pela Akala estimula um olhar afetivo para os bens culturais materiais e imateriais, valorizando os laços de afeto com o patrimônio local, indo além do que já foi tombado ou registrado pelos órgãos de proteção.
Na segunda etapa do projeto, serão realizadas oficinas de formação de multiplicadores nos dias 18 e 19 de junho, visando capacitar profissionais para disseminar a iniciativa nas escolas e centros culturais. Além disso, será produzido um material didático-pedagógico para professores, contendo conceitos básicos e propostas de atividades baseadas nos bens culturais de cada cidade beneficiária.
O "Programa Educativo Iphan + 80" conta com o apoio das prefeituras locais, Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Turismo e Meio Ambiente, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os incentivadores do projeto, MRS, Gerdau e Bauminas, demonstram seu compromisso com a cultura e a educação artística e cultural de qualidade.
Sobre os artistas:
Anna Göbel: Muralista reconhecida nacional e internacionalmente, com uma sólida carreira nas artes plásticas e literárias.
Chico Simões: Dedica-se ao teatro popular de bonecos e desenvolve projetos sociais e educativos.
O "Programa Educativo Iphan + 80" é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Ouro Branco
Projeto IPHAN + 80
Data: 11 e 12 de abril (intervenção artística a partir das 11 horas)
Local: Colégio Municipal Pio XII
Endereço: Rua José Pereira Sobrinho, 200, Centro
Inauguração do muro: 12 de abril, a partir das 16h30, com apresentação da Associação de Cultura Afro Brasileira Ouro Branco, Acafro
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 10/04/2024 - 15:30