Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG
A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) apresentou o balanço da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2024. Até 31 de março, foram recolhidos R$ 7,8 bilhões, o que representa 72,22% do total esperado de R$ 10,9 bilhões.
De acordo com Leônidas Marques, superintendente de Arrecadação de Informações Fiscais da Secretaria de Fazenda, o percentual de pagamentos ficou próximo da média histórica ao final do vencimento da terceira parcela, que é de 75% em relação ao valor lançado do imposto.
"Temos observado que, historicamente, os proprietários vão regularizando o débito até o início da exigência do licenciamento do veículo [CRLV] do ano corrente. E, até o fim do ano, esperamos que o índice de pagamento do IPVA feche em 95%", analisa o superintendente.
Aqueles que deixaram de pagar o imposto na data do vencimento podem regularizar o débito normalmente, via Pix ou diretamente nos terminais de autoatendimento, guichês e aplicativos dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, SICOOB, Mercantil do Brasil, Caixa, Mais BB, Santander, Banco do Brasil e Itaú), bastando ter em mãos o número do Renavam do veículo.
Alerta de segurança
A SEF/MG ressalta a importância de precauções ao realizar transações online relacionadas ao pagamento do IPVA. Recentemente, criminosos têm criado sites falsos, semelhantes aos oficiais da Secretaria de Fazenda e do Detran-MG, para aplicar golpes na internet.
Para evitar cair nessas armadilhas, a SEF/MG recomenda:
Do total arrecadado com o IPVA, 40% são destinados ao Tesouro Estadual, 40% aos municípios de emplacamento dos veículos e 20% ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Os repasses às prefeituras são feitos diariamente pelo estado.
Fonte: Agência Minas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 10/04/2024 - 13:30