Foto: Arquivo Jornal CORREIO
O prazo para empresas apresentarem suas propostas para concorrer à concessão da BR-040 chegou ao fim nessa segunda-feira, dia 8, às 12h. Quatro empresas estão na disputa: Azevedo e Travassos - Novo Entrante; CCR; EPR; e Consórcio Vetor Norte - Novo Entrante. O leilão, conduzido pelo governo federal, está marcado para a próxima quinta-feira, dia 11, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
De acordo com o Ministério dos Transportes, está previsto um investimento de R$ 8,8 bilhões em novas obras e serviços operacionais. O trecho concessionado compreende a rodovia entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, totalizando 231,7 quilômetros de extensão. Inclui desde o entroncamento com a BR-356/MG, em direção a Belo Horizonte, até o entroncamento com a Antiga União e Indústria, em Juiz de Fora. Quatorze municípios mineiros serão diretamente beneficiados, incluindo Barbacena, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Nova Lima, Ouro Preto e Belo Horizonte.
A concessão prevê uma série de melhorias na infraestrutura viária, como a duplicação de cerca de 164 quilômetros de pistas, implantação de 42 quilômetros de faixas adicionais, construção de 15 quilômetros de vias marginais, 18 retornos em nível, 34 correções de traçado, além de 14 quilômetros de ciclovias, 57 pontos de ônibus, 11 passagens de fauna e 8 passarelas.
Este projeto visa não apenas melhorar a fluidez do tráfego, mas também aumentar a segurança dos usuários e promover o desenvolvimento regional ao facilitar o acesso entre importantes cidades do estado. A expectativa é que a concessão da BR 040 traga benefícios significativos para a mobilidade e o crescimento econômico da região.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 09/04/2024 - 12:30