Fotos: Agencia Brasil
Jovens de 16 a 18 anos podem votar nas eleições municipais deste ano. Para isso, devem obter o título eleitoral. A boa notícia é que o requerimento pode ser feito até pelo celular, acessando o sistema de autoatendimento TítuloNet. No aplicativo, basta preencher os campos indicados e anexar alguns documentos. O prazo para obter o título vai até 8 de maio.
Em março, entre os dias 18 e 22, a Justiça Eleitoral promoveu a Semana do Jovem Eleitor 2024. Nas redes sociais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha, dedicada a estimular o voto dos jovens. Escolas também foram palco de ações, buscando a interação com esse público.
Qualquer brasileira ou brasileiro, acima de 16 anos, tem o direito de votar e participar do processo de escolha de seus representantes. Para os menores de 18 anos, o voto é facultativo, assim como para idosos com idade acima de 70 anos. Ao completar 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório e, se não tiver o título ou não comparecer às urnas, o cidadão pode ter problemas para emitir outros documentos, como passaporte, CPF, e até mesmo para se matricular em instituições de ensino. De acordo com a Agência Brasil, através do site https://www.justicaeleitoral.jus.br/jovem-eleitor/, a Justiça Eleitoral esclarece todas as dúvidas dos jovens eleitores.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 05/04/2024 - 10:30