Foto: arquivo jornal CORREIO
A Vigilância Epidemiológica de Congonhas emitiu um comunicado na última sexta-feira, 22, informando sobre um alerta epidemiológico que foi indevidamente divulgado à sociedade, gerando preocupação e potencializando situações de politicagem.
A divulgação não autorizada se deu através de um documento direcionado ao Secretário de Saúde, cujo teor visava notificar a rede de atendimento e parceiros sobre uma situação de preocupação identificada durante os monitoramentos de rotina.
De acordo com a supervisora de área da Vigilância Epidemiológica, Luciana de Fátima Gonçalves, o alerta diz respeito à detecção de um novo sorotipo do vírus da dengue, o DENV-2, em uma pessoa que adquiriu a doença durante uma viagem recente, configurando um caso importado.
Gonçalves ressaltou que a presença do vírus em questão no exame não indica necessariamente que ele esteja circulando no município, sendo necessário monitorar os resultados dos exames para confirmar ou descartar a presença do vírus na localidade.
A população foi orientada a manter os cuidados habituais de prevenção, destacando que embora o DENV-2 não esteja presente na região, os quatro sorotipos do vírus da dengue são potencialmente transmissíveis.
A supervisora também tranquilizou a comunidade, enfatizando que a rede de saúde está preparada para identificar sinais de alarme e complicações decorrentes da dengue, reiterando a importância da não disseminação de pânico infundado.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 24/03/2024 - 18:20