foto: prefeitura de Congonhas
A prefeitura de Congonhas tem se dedicado a investir significativamente na diminuição da fila de espera e na agilização dos procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. Nos últimos três anos, um total de 1819 cirurgias foram realizadas nas áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, urologia, cardiologia e cirurgia geral. Esses investimentos têm permitido praticamente eliminar a fila de espera por cirurgias de joelho e angioplastia, esta última destinada ao tratamento de obstruções nas artérias coronárias.
Em 2023, a Secretaria de Saúde tomou medidas adicionais, como o credenciamento de instituições privadas fora do município, para a realização de cirurgias ortopédicas de joelho, quadril e coluna, além de cirurgias cardíacas, urológicas e gastroplastias. Essa iniciativa visa garantir um atendimento de qualidade aos pacientes que aguardam por esses procedimentos.
O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza (Dinho), enfatizou a importância dessas ações: "Havíamos detectado uma grande demora de atendimento em algumas especialidades médicas, com alguns casos acumulando mais de cinco anos de espera. Com os credenciamentos de instituições hospitalares, estamos conseguindo reduzir essa fila. Hoje, estamos vendo resultados positivos, e este é o objetivo do nosso governo: cuidar das pessoas."
A maioria das intervenções cirúrgicas de baixa e média complexidade foram realizadas dentro do próprio município. Além disso, nos últimos três anos, a Prefeitura conseguiu diminuir a demanda por cirurgias de catarata, realizando um total de 1544 operações.
"É importante frisar que, na área da saúde, sempre haverá uma fila de espera, pois surgem novas demandas diariamente. No entanto, a atual gestão tem buscado alternativas para minimizar ao máximo o tempo de espera dos pacientes", comentou Mônica de Oliveira Costa, Diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde.
**Reportagem/Foto: Reinaldo Silva**
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 19/03/2024 - 17:20